Com cinco quádruplos, Nathan Chen vence Four Continents de patinação

Nathan Chen é o campeão do Four Continents (ISU)

Em janeiro de 2017, com apenas 17 anos, Nathan Chen surpreendeu os fãs de patinação artística no gelo ao conquistar o título norte-americano com cinco saltos quádruplos em seu programa longo - foi o primeiro atleta a fazer isso em uma competição oficial. Neste último fim de semana, entre 9 e 12 de fevereiro, ele voltou a repetir o feito em Gangneung, na Coreia do Sul. 

O jovem atleta dos Estados Unidos conquistou o título do Four Continents, um dos principais torneios de patinação artística e que reúne competidores da América, Ásia, África e Oceania. Líder no programa longo, ele obteve a nota final de 307.46 pontos e ficou à frente dos japoneses Yuzuru Hanyu, atual campeão olímpico, e Shoma Uno, respectivamente prata e bronze. 

Foi seu primeiro título internacional de grande porte na categoria senior. Mais do que isso, ao repetir cinco saltos quádruplos em sua apresentação no programa longo, ele tornou-se no primeiro atleta a conseguir essa sequência em um torneio organizado pela ISU. Ele abriu sua rotina com uma combinação quad lutz-triplo toe loop e prosseguiu com um quad flip, quad toe, quad toe-duplo toe e quad salchow.

"Eu tentei cinco quádruplos hoje e fiz três deles de forma sólida. Os outros dois eu fiquei mais instável, então é algo que tenho que melhorar para o Mundial", comentou Nathan Chen. Ele ficou em segundo no programa longo, atrás apenas da sólida apresentação de Hanyu. Mesmo assim, o jovem passa a ser candidato ao título no Mundial de patinação artística desta temporada. 

Na disputa feminina, a japonesa Mai Mihara também contou com uma apresentação fantástica no programa longo para conquistar o título. Quarta colocada no programa longo, ela teve 134.34 no free skate e terminou com 200.85 pontos. A canadense Gabrielle Daleman, líder no primeiro dia, ficou com a prata e a norte-americana Mirai Nagasu completou o pódio. 

Nos pares, os chineses Wenjing Sui e Cong Han conquistaram o quarto título do Four Continents de patinação artística ao obterem a nota de 225.03 pontos. As duplas canadenses Meagan Duhame/Eric Radford e Liubov Ilyushechkina/Dylan Moscovitch terminaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

Por fim, na Dança no Gelo, o ouro foi dos canadenses Tessa Virtue e Scott Moir, que alcançaram 196.95 pontos em suas duas apresentações. Os norte-americanos Maia e Alex Shibutani ficaram com a medalha de prata e a dupla Madison Chock/Evan Bates, também dos Estados Unidos, completou o pódio. 

Agora, o próximo desafio é justamente o maior objetivo da temporada para os atletas da categoria senior: o Mundial de Patinação Artística no Gelo em Helsinque, na Finlândia, entre 29 de março e 2 de abril. Antes, acontece a disputa júnior no Mundial entre 15 e 19 de março em Taiwan. 

Sun e Hang conquistaram o tetra no Four Continents (Divulgação)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.