Noruega e Alemanha dominam início do Mundial de Esqui Nórdico

Na última quarta-feira, 22 de fevereiro, começou o Mundial 2017 de Esqui Nórdico em Lahti, na Finlândia. A competição reúne disputas no esqui saltos, combinado nórdico e esqui cross-country. Confira os resultados da primeira parte do torneio, com destaque para atletas da Noruega e Alemanha:

Esqui Cross Country

Sergey Ustiugov (Divulgação)

Até o momento foram realizadas seis provas de esqui cross-country no Mundial de Esqui Nórdico em Lahti. No sprint clássico, a norueguesa Maiken Falla conquistou a medalha de ouro ao derrotar as norte-americanas Jessica Diggins, prata, e Kikkan Randall, bronze, na bateria decisiva. Entre os homens, a vitória foi do italiano Federico Pellegrino, com o russo Sergey Ustiugov em segundo e o norueguês Johannes Klaebo em terceiro. 

Na prova de sprint por equipe, a Noruega foi a campeã entre as mulheres com 20min20seg56, à frente da Rússia, prata, e dos Estados Unidos, bronze. No masculino, a dupla da Rússia ficou com a medalha de ouro ao completar o percurso em 17min40seg69 - a equipe italiana foi vice-campeã e a finlandesa fez a alegria da torcida local ao completar o pódio. 

Por fim, no skiatlo, a lenda norueguesa Marit Bjoergen foi a campeã na disputa feminina 7,5/7,5km com 37min57seg5. A finlandesa Krista Parmakoski conquistou a medalha de prata e a sueca Charlotte Kalla foi bronze. Por fim, entre os homens, Sergey Ustiugov venceu o skiatlo 15/15km com 1h09min16seg7 - os noruegueses Martin Sundby e Finn Krogh ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. 

Esqui Saltos

Equipe alemã comemora vitória no Mundial (Divulgação)

Em três disputas de esqui saltos no Mundial de Esqui Nórdico em Lahti, o destaque até o momento fica para a alemã Carina Vogt. Campeã olímpica em 2014, ela conquistou o bicampeonato mundial nesta temporada tanto na disputa individual quanto na prova mista por equipe. 

Com 254.6 pontos em seus saltos, Vogt ganhou a montanha feminina HS 100 e superou, mais uma vez, a japonesa Sara Takanashi. A campeã antecipada da Copa do Mundo da modalidade ficou com a medalha de bronze, atrás também de sua compatriota Yuki Ito. Na prova mista de equipe, a Alemanha conquistou o ouro com 1035.5 pontos, deixando a Áustria com a prata e o Japão com o bronze. 

Por fim, na disputa masculina normal hill (HS 100), o austríaco Stefan Kraft ganhou seu primeiro título mundial ao obter 270.8 pontos, à frente dos alemães Andreas Wellinger, segundo, e Markus Eisenbichler, terceiro. Ainda restam as provas large hill e por equipe entre os homens. 

Combinado Nórdico

Alemanha comemora vitória no combinado nórdico (Divulgação)

Como era de se esperar, a Alemanha dominou a primeira parte da disputa do Combinado Nórdico no Mundial em Lahti. Na corrida individual HS100/10km, o país europeu ficou nas quatro primeiras posições, com vitória de Johannes Rydzek com o tempo de 26min19seg6, seguido por Eric Frenzel, prata, e Bjoern Kircheisen, bronze. 

Na disputa por equipe HS 100/4x5km, os alemães voaram e não tiveram dificuldades para conquistar o título. A Noruega ficou com o vice-campeonato e a Áustria completou o pódio. A modalidade ainda vai ter a disputa HS 130/10km e a competição de sprint por equipe. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.