Königssee sedia Mundial de Bobsled e Skeleton desta temporada

Elana Meyers Taylor desponta como favorita ao título mundial (Divulgação)

Nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, começa mais um Mundial de esporte de inverno. Dessa vez a disputa será no bobsled e skeleton, com corridas realizadas na pista de Königssee, na Alemanha. A competição é dividida em duas partes: a primeira termina no domingo, dia 19, e a segunda acontece entre 24 e 26 de fevereiro. 

Esta é a sexta vez que a cidade alemã é escolhida para sediar o Mundial de Bobsled e Skeleton. Dessa vez, porém, a indicação foi às pressas. Programado para acontecer na Rússia, a IBSF (Federação Internacional de Bobsled e Skeleton) resolveu tirar a sede da disputa por conta das acusações de doping no país - isso com menos de dois meses para as provas. 

Melhor para os atletas alemães, que competem em casa e esperam conquistar a liderança no quadro de medalhas. O país europeu certamente é um dos favoritos, principalmente no bobsled masculino. Nas duplas, Francesco Friedrich é o atual líder do ranking, enquanto que no 4-man o trenó de Johannes Lochner venceu três das seis corridas que participou. 

Contudo, é o bobsled feminino que abre o Mundial nesta sexta-feira e nesta categoria a disputa deve ficar restrita à América do Norte. A canadense Kaillie Humphries, atual bicampeã olímpica, é a atual líder do ranking da Copa do Mundo. Entretanto, a norte-americana Elana Meyers Taylor venceu as últimas quatro provas e também desponta como favorita. 

No skeleton feminino a disputa deve ser aberta. A alemã Jacquelline Loelling lidera o ranking da Copa do Mundo, mas é seguida de perto pela sua compatriota Tina Hermann, pela austríaca Janine Flock e pela canadense Mirela Rahneva. Entre os homens, a briga deve ficar entre o letão Martins Dukurs, o sul-coreano Sungbin Yun e o russo Alexander Tretiakov. 

A equipe brasileira de bobsled, em franco crescimento, possuía índice para participar do Mundial. Mas a indefinição da sede, os altos custos de transporte do trenó e o foco na preparação para a temporada pré-olímpica fez o país não disputar a competição e intensificar os treinamentos físicos e técnicos. 

Nesta sexta-feira teremos o primeiro dia do bobsled feminino e, até domingo, apenas provas das duplas do bobsled e a competição por equipe. Na segunda parte do Mundial, acontecem as corridas de skeleton (feminino e masculino) e do quarteto no bobsled. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.