Com onze provas, Mundial de Biatlo começa hoje na Áustria

Mundial de Biatlo começou hoje com revezamento misto (Divulgação/IBU)

Se na Suíça estão reunidos os fãs de esqui alpino por conta do Mundial da modalidade, nos próximos dias a cidade austríaca de Hochfilzen vai se transformar na casa do Biatlo. Isso porque o local é sede do Mundial de 2017. O evento começou nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, e termina no dia 19.

No total, serão quatro provas individuais e um revezamento para cada gênero e uma corrida mista por equipe - somando onze disputas por medalhas.  A primeira delas foi distribuída justamente na disputa mista nesta quinta-feira. A Alemanha venceu com 1h09min06seg4 e sete tiros errados. A França, que dominou as últimas temporadas do Biatlo, ficou na segunda posição e a Rússia foi a terceira.

O cronograma prevê etapas de sprint e perseguição até o domingo, 12 de fevereiro. Depois, há um intervalo de dois dias para os competidores descansarem. No dia 15, eles retornam para as corridas individuais, revezamentos e largadas coletivas - o encerramento está previsto para o dia 19. 

Lançado em 1958, o Mundial de Biatlo transformou-se em um grande termômetro para a disputa olímpica, principalmente faltando um ano para a edição dos Jogos de PyeongChang. Realizados todos os anos, o torneio mostra a evolução do competidor prova a prova. 

Olho nos franceses

Sem dúvida o foco das atenções será Martin Fourcade. Líder incontestável da Copa do Mundo desta temporada, o atleta da França conquistou nada menos do que quatro medalhas de ouro e uma de prata no último Mundial de Biatlo, realizado no ano passado em Oslo, na Noruega. 

Entre as mulheres, a compatriota Marie Dorin Habert também é uma das favoritas na disputa. Em 2016, ela conquistou três ouros, duas prata e um bronze no Mundial e foi vice-campeã da Copa do Mundo. Nesta temporada ela ocupa a quarta posição, mas segue próxima da líder Laura Dahlmeier, da Alemanha.

E o Brasil?

Nesta temporada a equipe brasileira não vai participar do Mundial de Biatlo. Caio Moreira, Gabriela Neres e Bruna Moura intensificaram a participação em etapas da Copa IBU e Copa IBU Júnior, além da preparação para o Mundial Júnior e Juvenil - neste evento o Brasil participa desde 2014. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.