Ana Gasser conquista o Globo de Cristal do snowboard freestyle

McMorris e Ana Gasser com seus globos (Divulgação/FIS)

Saíram os primeiros Globos de Cristal da FIS nesta temporada. O troféu, dado aos campeões da Copa do Mundo das modalidades de neve, chegou às mãos da austríaca Ana Gasser, campeã do Big Air e da classificação geral do freestyle neste ano. O título foi confirmado no último fim de semana, entre 9 e 12 de fevereiro. 

Com 165 pontos no Big Air, Ana Gasser venceu a prova realizada em Quebec City, no Canadá - à frente da norte-americana Julia Marino, prata, e da neozelandesa Sabine Schoeffman, bronze. Assim, ela chegou aos 4800 pontos no ranking da categoria e confirmou o título da temporada na última prova. 

Além disso, somando as provas de slopestyle e halfpipe, a atleta da Áustria tem 5800 pontos e já confirmou o título geral do snowboard freestyle, mesmo restando duas provas para o fim da temporada. As conquistas são frutos do desempenho obtido por Gasser no início da temporada, quando enfileirou vitórias na Copa do Mundo de Snowboard. 

Na disputa masculina houve um empate canadense no ranking do Big Air. Mark McMorris venceu a disputa em Quebec City com 189.50 pontos, à frente de seu compatriota Max Parrot, segundo, e do russo Anton Mamaev, bronze. O resultado fez com que McMorris e Parrot ficassem com 2600 pontos e dividissem o Globo de Cristal nesta modalidade.

Mark McMorris ainda ficou na segunda posição do slopestyle masculino, atrás apenas do também canadense Sebastien Toutant, ouro com 84.81 pontos - Markus Kleveland, da Noruega, completou o pódio. Dessa forma, McMorris possui 4200 pontos e se aproxima do título geral da Copa do Mundo de snowboard freestyle. 

Já no slopetyle feminino a luta pelo título também está equilibrada. Julia Marino foi a campeã, com a também norte-americana Jamie Anderson na segunda posição - a canadense Brooke Voigt foi a terceira. No ranking da disciplina, Anderson possui 2400 pontos, apenas 200 a mais do que Ana Gasser. 

A penúltima etapa do Snowboard Freestyle acontece no dia 19 de fevereiro, em PyeongChang, na Coreia do Sul, com a definição do título do halfpipe. Depois, em 25 de março, acontece a última prova do slopestyle em Splinderuv Mlyn, na República Tcheca. Daí saem os campeões da disciplina e do título geral masculino. 

Paralelo

Alena Zavarzina (Divulgação/FIS)
Neste fim de semana também aconteceu a antepenúltima etapa da Copa do Mundo de Snowboard Paralelo. As provas foram realizadas no fim de semana, 11 e 12 de fevereiro, em PyeongChang, nas futuras instalações dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018. Os atletas competiram na disciplina slalom gigante. 

A russa Alena Zavarzina foi a campeã ao derrotar a suíça Patrizia Kummer na bateria decisiva - Julie Zogg, também da Suíça, completou o pódio. Com o triunfo, Zavarzina assume a liderança do ranking geral da Copa do Mundo com 3740 pontos, contra 3480 de Kummer. 

Entre os homens, o vencedor da etapa foi o austríaco Andreas Prommegger, que derrotou seu compatriota Sebastian Kislinger na última bateria - o italiano Aaron March ficou com o bronze. No ranking geral, contudo, a liderança ainda é do búlgaro Radoslav Yankov com 3810 pontos, contra 3340 de Benjamin Karl, da Áustria. 

A penúltima etapa da Copa do Mundo de Snowboard paralelo acontece em Erciyes-Kaseri, na Turquia, no dia 4 de março. Depois, entre 17 e 19 de março, acontece a definição da temporada em Winterberg, na Alemanha. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.