Sergey Ustiugov dispara na liderança do Tour de Ski 2017

Ustiugov, feliz da vida, ao centro (NordicFocus)

Pelo visto vai acabar o reinado da Noruega na disputa masculina do Tour de Ski. O russo Sergey Ustiugov segue imbatível nesta temporada. Na quinta etapa da competição, realizada na sexta-feira, 6 de janeiro, em Toblach (Itália), ele conquistou nada menos do que sua quinta vitória. 

Com o tempo de 21min47seg9, o competidor da Rússia foi o mais rápido nos 10km em técnica livre. O francês Maurice Manificat ficou na segunda posição, apenas quatro décimos atrás, e voltou ao pódio de uma prova individual do esqui cross-country após dez meses. O norueguês Simen Krueger completou o pódio. 

Não bastasse a invencibilidade no Tour de Ski, Ustiugov ainda viu Martin Sundby, seu principal rival na disputa pelo título, terminar esta etapa apenas na 14ª posição, mais de trinta segundos atrás. Dessa forma, ele lidera a competição com o tempo total de 2h13min51seg0 e abriu mais de um minuto e meio de vantagem nesta reta final.

Se no masculino Sergey Ustiugov segue imbatível, no feminino a história é outra. A sueca Stina Nilsson não manteve o ritmo na quinta etapa e terminou na 20ª posição dos 5km em técnica livre. A vitória foi da norte-americana Jessica Diggins, com 12min45seg6. Krsta Parmakoski, da Finlândia, foi a segunda colocada e Sadie Bjornsen, também dos EUA, foi a terceira. 

Dessa forma, a norueguesa Heidi Weng reassumiu a liderança do Tour de Ski entre as mulheres com 1h23min38seg8, onze segundos à frente de sua compatriota Ingvild Oestberg - Nilsson caiu para a terceira posição, com 16 segundos de desvantagem. 

A sexta e penúltima etapa do Tour de Ski de 2017 acontece neste sábado, 7 de janeiro, em Val di Fiemme, também na Itália. Os atletas competem em uma prova de largada coletiva em técnica clássica: os homens percorrerão 15km e as mulheres 10km. A última etapa da competição será no domingo, dia 8. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.