Kamil Stoch conquista título do Four Hills de Esqui Saltos

Kamil Stoch com o troféu do Four Hills, um dos títulos que faltava a sua carreira (divulgação)

O polonês Kamil Stoch venceu apenas uma etapa do Four Hills de esqui saltos desta temporada, mas é possível dizer que foi no momento certo. O atleta venceu a quarta e última disputa nesta sexta-feira, 6 de janeiro, em Bischofshofen, na Áustria, e conquistou o título da competição em 2017.

O competidor da Polônia conseguiu nada menos do que 289.2 pontos em seus dois saltos, garantindo a primeira posição na montanha austríaca HS 140. Michael Hayboeck, da Áustria, ficou na segunda posição desta etapa e o também polonês Piotr Zyla completou o pódio. 

"É um resultado incrível e um grande sucesso para toda a equipe. Piotr Zyla ficou em segundo e Maciej Kot em quarto no ranking geral. Eu acho que Stefan Horngacher [técnico da equipe polonesa] é o melhor treinador em nosso esporte, mas todo mundo do time fez sua parte", afirmou o polonês.

Líder até o início da última etapa do Four Hills, o norueguês Daniel Tande decepcionou e terminou na 26ª posição. O austríaco Stefan Kraft, campeão em 2015 e terceiro colocado na classificação do campeonato, ficou uma colocação acima. Dessa forma, Kamil Stoch ficou com o título ao somar 997.8 pontos e Piotr Zyla foi o segundo, com 962.5. Daniel Tande caiu para a terceira posição com 941.8. 

De quebra, Kamil Stoch também fica próximo de igualar uma marca que pertence apenas ao finlandês Matti Nykänen. Ele é o único até hoje que conquistou título individual nas cinco principais competições de esqui saltos (Jogos Olímpicos, Mundial, Copa do Mundo, Four Hills e Mundial de Ski Flying). 

Stoch possui duas medalhas de ouro olímpicas (ambas em Sochi), conquistou o título mundial em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e agora o troféu do Four Hills. Resta apenas o Mundial de Ski Flying, que será disputado em 2018. Dos atletas na ativa, apenas o suíço Simon Ammann também está próximo dessa marca - ele ainda busca o título do Four Hills

Na Copa do Mundo de Esqui Saltos também aconteceram alterações importantes com as quatro etapas desta competição. Antes tranquilo na liderança, o jovem esloveno Domen Prevc viu os rivais encostarem. Ele ainda é o primeiro colocado, com 646 pontos, apenas nove à frente de Daniel Tande, segundo, e 13 de Kamil Stoch, terceiro. 

Neste fim de semana os homens descansam das competições de esqui saltos - apenas as mulheres competem em Oberstdorf. A disputa masculina retorna entre 13 e 15 de janeiro em Wisla, na Polônia - onde certamente terá uma bela festa para celebrar o título do herói local. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.