Holanda dá as cartas no Campeonato Europeu de Patinação de Velocidade

Ireen Wüst conquista título europeu (Divulgação/ISU)

Principal país quando se fala em patinação de velocidade, a Holanda mostrou do que seus atletas são capazes na disputa do Campeonato Europeu de Patinação de Velocidade. Realizado na cidade holandesa de Heerenveen entre 7 e 8 de janeiro, eles não decepcionaram a torcida local e conquistaram três dos quatro ouros em disputa. 

A tcheca Karolina Erbanova foi a única que conseguiu quebrar a hegemonia do país-sede. Na disputa do sprint, realizado pela primeira vez nesta temporada, ela conquistou 152.180 pontos na somatória das quatro provas e confirmou o título. A holandesa Jorien ter Mors ficou com a medalha de prata e a russa Olga Fatkulina completou o pódio. 

Na disputa masculina do sprint, o título ficou com Kai Verbij, uma das promessas holandesas no esporte. Ele conseguiu 139.230 pontos e liderou a dobradinha do time da casa com Kjeld Nuis, vice-campeão - o alemão Nico Ihle ficou na terceira posição. 

Na disputa allround (em que os atletas disputa quatro provas de diferentes distâncias e vence quem somar menos pontos), o holandês Sven Kramer segue imbatível entre os homens. Com 148.699 pontos, ele conquistou seu nono título nas últimas onze temporadas! É simplesmente o maior vencedor da história do Campeonato Europeu de Patinação de Velocidade. O também holandês Jan Blokhuijsen, último atleta que derrotou Kramer nesta competição, em 2014, ficou com a prata nesta temporada. O belga Bart Swings foi o bronze. 

Por fim, no feminino, Ireen Wüst conseguiu derrotar a tcheca Martina Sablikova nesta temporada. Com 161.125, ficou um 1.17 ponto à frente da rival - Antoinette de Jong ficou com o bronze. Wüst e Sablikova fazem um duelo à parte no Europeu de Patinação de Velocidade. Cada uma tem cinco títulos e elas venceram nas últimas oito temporadas.

Agora, os principais atletas de patinação de velocidade voltam suas atenções para a penúltima etapa da Copa do Mundo da modalidade. As provas acontecem em Berlim, na Alemanha, entre 27 e 29 de janeiro.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.