Cross-country brasileiro compete no Mundial Júnior e na Universiade

Lucas Martins, uma das promessas brasileiras (Reprodução)

A partir desta segunda-feira, 30 de janeiro, integrantes da equipe brasileira de esqui cross-country encaram dois desafios diferentes nesta temporada. Enquanto três jovens atletas provenientes do Projeto Ski na Rua competem no Mundial Júnior da modalidade, Bruna Moura participa de provas na Universíade de Inverno. 

Victor Santos, 19 anos, Lucas Martins, 18, e Lucas Lima, 15, são os representantes do Brasil no Mundial Júnior de esqui cross-country em Park City, nos Estados Unidos. A competição começa na segunda e termina no dia 5 de fevereiro. As disputas serão realizadas no local que abrigou os Jogos Olímpicos de Inverno de 2002. 

Os três atletas do país competem nas provas de sprint clássico, em 30 de janeiro, e nos 10km em técnica livre, no dia 1º de fevereiro. Mais experiente do grupo, Victor também vai competir na prova de Skiatlo 10/10km na sexta-feira, 3 de fevereiro. 

A equipe brasileira vem embalada com os últimos resultados conquistados em provas na Europa. Victor, por exemplo, já conquistou resultados que o credenciam ao índice olímpico B dos Jogos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul. Lucas Lima, o caçula da equipe, ganhou duas medalhas na Copa Austríaca no último fim de semana. 

Bruna Moura, uma das principais atletas brasileiras da equipe feminina de cross-country, embarcou para Almaty, no Cazaquistão, e vai representar o Brasil na Universíade de Inverno. A competição começou neste domingo, 29, com a Cerimônia de Abertura e vai terminar no dia 8 de fevereiro. 

A atleta vai competir em quatro provas: 5km em técnica clássica (30 de janeiro), 5km de perseguição em técnica livre (31 de janeiro), sprint clássico (1º de fevereiro) e 15km de largada coletiva em técnica clássica (7 de fevereiro).

Bruna é a única atleta da delegação brasileira na Universíade de Inverno em 2017 e recoloca o país na competição após quatro anos. O Brasil estreou na competição em 2007 com Simone Pastusiak na patinação artística no gelo. Em 2009, Felipe de Souza representou o país na patinação de velocidade. Dois anos depois, quatro atletas brasileiros estiveram presentes: Alessia Baldo, Elena Rodrigues e Kevin Alves na patinação artística e Pedro Pacheco no esqui alpino. Em 2013, Chiara Marano também competiu no esqui alpino. 

Pódio nos Estados Unidos

Atleta mais experiente do esqui cross-country brasileiro, Jaqueline Mourão segue acumulando bons resultados em sua carreira. Ela competiu neste domingo em Ripton, nos Estados Unidos, em uma prova de 10km em técnica livre na Eastern Cup, e conquistou a terceira posição na disputa.

O resultado oficial ainda não foi divulgado na FIS. Jaqueline foi a terceira com 118.22 pontos na corrida (não necessariamente será o mesmo número dos pontos FIS). A vencedora foi a norte-americana Heather Mooney e a canadense Sophie Carrier-Laforte ficou na segunda posição. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.