Hanyu conquista tetracampeonato no Grand Prix Final de Patinação

Hanyu comemora tetracampeonato no Grand Prix Final (Divulgação)

Campeão olímpico e mundial em 2014 e vice-campeão mundial nas últimas duas temporadas, o japonês Yuzuru Hanyu segue dando mostras de que é um dos principais atletas de patinação artística no gelo da atualidade. No último fim de semana, entre 9 e 11 de dezembro, ele conquistou o tetracampeonato do Grand Prix Final da modalidade, disputado em Marselha, na França. 

A sequência de títulos começou em 2013, meses antes da consagração nos Jogos Olímpicos de Sochi, e dura até hoje. Nesta temporada, o título foi confirmado com 293.80 pontos na somatória de suas apresentações, à frente do norte-americano Nathan Chen, segundo, e do japonês Shoma Uno, terceiro. Atual bicampeão mundial, o espanhol Javier Fernandez ficou fora do pódio ao terminar em quarto. 

Se no masculino Yuzuru Hanyu manteve a hegemonia, entre as mulheres a russa Evgenia Medvedeva começa a sua. Campeã europeia e mundial, a jovem conquistou o bicampeonato no Grand Prix Final com 227.66 pontos. A japonesa Satoko Miyahara ficou com a prata e Anna Pogorilaya, também russa, ficou com bronze. 

Nas provas coletivas, os campeões são inéditos. Nos pares, os russos Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov conquistaram seu primeiro título internacional senior com 213.85 pontos. Os chineses Xiaoyu Yu e Hao Zhang ficaram com a prata e os canadenses Meagan Duhamel e Eric Radford completaram o pódio. 

Por fim, na dança no gelo, os experientes Tessa Virtue e Scott Moir, do Canadá, conquistaram seu primeiro Grand Prix Final após ficarem duas temporadas afastados das competições. Eles somaram 197.22 pontos, à frente dos franceses Gabrielle Papadakis e Guillaume Cizeron, medalhistas de prata, e dos norte-americanos Maia e Alex Shibutani, bronzes. 

Agora, os principais atletas de patinação artística seguem em preparação para a sequência da temporada. A próxima disputa internacional é o Campeonato Europeu, que acontece no fim de janeiro em Ostrava, na República Tcheca. Em fevereiro tem o Four Continents em Gangneung, na Coreia do Sul. 

Disputa Júnior

Também em Marselha aconteceu a disputa final do Grand Prix Júnior de Patinação Artística no Gelo. A Rússia deu um show, com três medalhas de ouro: Dmitri Aliev entre os homens, Alina Zagitova no feminino e com a dupla Anastasia Mishina e Vladislav Mirzoev nos pares. Na Dança no Gelo o título ficou com os norte-americanos Rachel e Michael Parsons. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.