Circuito Brasileiro de Rollerski termina com recorde de Bruna Moura

Bruna Moura no alto do pódio, mais uma vez (Divulgação/CBDN)

Os principais atletas de esqui cross-country e biatlo do Brasil já estão enfrentando a neve europeia em busca dos pontos olímpicos. Contudo, antes de embarcarem, eles disputaram a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski, realizada entre os dias 13 e 15 de novembro em São Carlos, no interior paulista. 

(O Brasil Zero Grau pede desculpas a todos os leitores pelas duas semanas de ausência nas postagens. O site esteve no Canadá ao lado da CBDG para acompanhar o período de treinos da equipe de bobsled e também para a disputa do Campeonato Brasileiro de Curling! Lamentamos a demora, mas podem ter certeza de que teremos bons materiais nos próximos dias! Obrigado pela compreensão de todos)

Pela segunda etapa consecutiva (a terceira na história), o Circuito Nacional de Rollerski contou pontos para o ranking internacional de cross-country. E mais uma vez Bruna Moura foi a destaque do Circuito de Rollerski. Ela conquistou mais três ouros e, dessa forma, ostenta uma incrível invencibilidade de 12 medalhas de ouro em provas internacionais de rollerski no Brasil. 

No sprint em técnica livre, Bruna liderou de ponta a ponta a disputa. Na bateria classificatória ela obteve o tempo de 2min12seg57 e 385.14 pontos FIS. Já na final ela conseguiu chegar à frente de Gabriela Neres - a argentina Maria Cecília Dominguez completou o pódio. 

Depois, no prólogo de 2,5km em técnica livre, a representante da CBDN completou o percurso em 11min30seg5 e 286.51 pontos FIS - à frente de Dominguez, prata, e Gabriela Neres, bronze. Por fim, na prova de perseguição 7,5km em técnica clássica, venceu sua terceira corrida com 27min45seg3, deixando Gabriela na segunda posição e a argentina como terceira. 

"Estou muito feliz com meus resultados nas provas. Não somente por ter conquistado o primeiro lugar nas três corridas, mas por sentir que consegui superar a mim mesma. Após as competições de outubro tive alguns problemas de saúde e fiquei alguns dias sem poder treinar - e isso me desmotivou bastante. Eu sabia que não seria fácil, mas com os resultados eu pude perceber que, na verdade, não perdi tanto rendimento quanto imaginava. Meus resultados foram próximos aos de outubro [data da terceira etapa]. Agora, espero conseguir atingir um ótimo desempenho na neve também", avalia Bruna Moura. 

Entre os homens, Victor Santos também foi dominante no sprint. Ele venceu a bateria classificatória com 1min56seg46 e 377.73 pontos FIS e depois confirmou o ouro ao chegar na frente da bateria decisiva. Altair Firmino, jovem atleta da seleção brasileira de esqui cross-country, foi o segundo e o argentino Matias Zuloaga completou o pódio. 

Depois, no prólogo, o jovem Lucas Martins, 15 anos, surpreendeu e conquistou a medalha de ouro com 9min37seg9 e 158.20 pontos, apenas um décimo à frente de Zuloaga, segundo colocado - Victor Santos foi o terceiro. Já na prova de perseguição, o argentino deu o troco e ficou com o ouro, deixando Lucas com a prata e Leandro Lutz, em brilhante corrida de recuperação, com o bronze. 

Além das provas válidas para o ranking internacional de cross-country, a quarta etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski teve disputas para a categoria menores e paralímpica. Nesta última, na categoria sitting, Cristian Ribera venceu ao chegar à frente de Everaldo Arando, segundo, e Altair Marangne, terceiro. Já os atletas mais jovens participaram do rollerskicross. O sub-16 teve vitória de Rhaick Bonfim; já o sub-14 viu triunfos de Khayque Fialho entre os homens e Eduarda Ribera no feminino. 

Após quatro etapas ao longo do ano, o Circuito Brasileiro de Rollerski retorna apenas em 2017 para mais uma temporada. As primeiras provas devem ocorrer no kartódromo de Interlagos em março. Antes, porém, os atletas seguem participando das principais competições de cross-country e biatlo no hemisfério norte. 

Um comentário:

  1. Parabéns a todos participantes de rollerski, tanto no Brasil como do resto do mundo, e parabéns pela linda, séria e responsável divulgação das informações sobre esse esporte e outros ligados inverno.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.