Campeonato Brasileiro de Curling define equipe nacional em 2017

Atletas convocados pelo técnico Robbie Gallaugher, ao centro (Divulgação/CBDG)

Encerrado no último dia 26 de novembro, o Campeonato Brasileiro de Curling serviu de seletiva para a formação das equipes masculina e feminina do Brasil para a disputa do America's Challenge. A competição, uma série de cinco confrontos contra os Estados Unidos, vale vaga para o Mundial da modalidade de 2017 e acontece entre 27 e 29 de janeiro.

A análise e convocação dos jogadores ficou a cargo do técnico canadense Robbie Gallaugher, responsável pela programação da seleção nacional. Além de observar as partidas realizadas durante o torneio, ele organizou treinamentos para analisar as técnicas e habilidades de cada atleta.

A lista de convocados foi divulgada ainda na cerimônia de premiação. Marcio Cerquinho e Filipe Nunes, no masculino, e Isis Oliveira e Anne Shibuya, no feminino, já estavam garantidos por irem à final do Campeonato Brasileiro de Curling de Duplas Mistas. Além deles, o treinador escolheu Marcelo Mello e Scott McMullan entre os homens e Aline Lima e Alessandra Barros entre as mulheres - Sergio Vilela e Luciana Barrella são os reservas.

Disputado em cinco jogos, o America's Challenge é a competição que define o representante do continente americano no Mundial de Curling. Entre os homens, o Brasil já desafiou os Estados Unidos em três ocasiões (2009, 2010 e 2015). Já a equipe feminina participa pela primeira vez.

Anne Shibuya e Marcio Cerquinho conquistam título brasileiro

Anne e Marcio com os troféus de campeões (Divulgação/CBDG)

Vice-campeões na primeira edição do Campeonato Brasileiro de Curling, realizado no ano passado, a dupla Anne Shibuya e Marcio Cerquinho conquistou o troféu nesta temporada. As partidas foram realizadas nas pistas do Vancouver Curling Club, no Canadá. 

A disputa foi muito equilibrada e decidida praticamente nas últimas pedras. Os campeões precisaram de duas partidas para vencerem Isis Oliveira e Filipe Nunes na final. No primeiro jogo a vitória foi de 8 a 7, com o jogo terminando no end extra. No segundo confronto, novo triunfo para Shibuya/Cerquinho por 6 a 2, confirmando a conquista.

Aline Lima e Marcelo Mello, campeões da temporada passada, terminaram na terceira posição após perderem para Anne e Marcio na semifinal, também decidida em dois confrontos. No total, seis duplas participaram da competição neste ano: Luciana Barrella e Scott McMullan ficaram na quarta colocação, Debora Santos e Raphael Monticello foram os quintos e Sergio Vilela e Alessandra Barros foram os sextos.

Além do título, Anne Shibuya e Marcio Cerquinho ganharam o direito de representar o Brasil no Mundial de Curling de Duplas Mistas em 2017. A competição acontece entre os dias 22 e 29 de abril em Lethbridge, também no Canadá. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.