São Carlos sedia terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski

Atletas disputam terceira etapa do Circuito de Rollerski (Divulgação/CBDN)

Após um intervalo de quase três meses, o Circuito Brasileiro de Rollerski retorna com a expectativa de reunir grandes disputas entre os competidores. Isso porque a terceira etapa, que começa na quarta-feira, dia 12, e termina no domingo, dia 16, é reconhecida pela FIS e contará pontos para o ranking internacional de esqui cross-country. 

As provas acontecem em São Carlos, mais especificamente no Parque Ecoesportivo Damha, um dos centros de treinamento da CBDN. No total, 27 atletas estão inscritos e pelo menos nove deles buscam os pontos necessários para garantir a vaga olímpica nos Jogos de Inverno de 2018 - o período pré-olímpico começou em julho deste ano. 

Entre eles estão os brasileiros Bruna Moura, Mirlene Picin, Victor Santos, Leandro Lutz, Altair Firmino e Caio Moreira, o chileno Yonathan Fernandez e os argentinos Mathias Zuluaga e Marco Dalfarra. Além disso, jovens atletas brasileiros e representantes do Equador e da Venezuela também estarão presentes. 

"Essas provas serão importantes tanto para a classificação ao Mundial de esqui cross-country em fevereiro, na Finlândia, quanto para o ranking em relação à Olimpíada. Estou treinando para vencer as quatro provas, pois assim consigo garantir a vaga para o Mundial e também melhorar minha posição no ranking FIS. Apesar de parecer uma realidade um pouco distante, eu quero e estou me dedicando para conquistar a vaga em Pyeongchang", comentou Bruna Moura. 

No total serão cinco dias intensos de competições, incluindo provas oficiais e não-oficiais. A terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski começa com o sprint em técnica livre e prossegue com a modalidade distance em largada coletiva, prolog e perseguição. Além disso, o evento terá a disputa paralímpica e sub-16 no rollerskicross. 

"A cada ano o Circuito Brasileiro de Rollerski cresce mais e isso tem mostrado o potencial do Brasil em realizar eventos importantes para o calendário dos esportes de neve. Em relação ao ano passado, tivemos um crescimento de 50% no número de participantes e, pela primeira vez, teremos atletas estrangeiros. Vale reforçar também que esta é a primeira prova que conta pontos para os Jogos de Inverno em 2018", explicou Caio Freixeda, gestor de cross-country da CBDN. 

Confira a programação da terceira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski:

10/10: Chegada dos atletas
11/10: Treino e reconhecimento de percurso
12/10: Sprint Livre (1km)
13/10: Distance – Mass Start Clássico (12 e 20km)
14/10: Rollerski Cross – Sub 16
15/10: Distance – Prolog Livre (3.3km); Paralímpico VI, Sitting, Standing
16/10: Distance – Perseguição Clássico (7.5km)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.