Equipe brasileira de esqui cross-country realiza testes físicos

Equipe brasileira de cross-country realiza bateria de testes (Divulgação/CBDN)

Após encerrar a temporada de competições no hemisfério sul com a terceira etapa do Circuito Nacional de Rollerski, a equipe brasileira de esqui cross-country passou por testes físicos neste fim de semana, em São Paulo. O objetivo é reforçar a preparação dos atletas antes das provas no hemisfério norte, a partir de novembro. 

No total, a CBDN convidou nove atletas para realizarem exercícios de corrida, técnicas sobre rollerski e testes de força. As atividades aconteceram no NAR (Núcleo de Alto Rendimento) e na USP (Universidade de São Paulo). 

"A cada ano traçamos metas para estes testes físicos e os atletas estão conseguindo cumprir com o planejado, mas também me impressionando de certa forma. O que vimos na corrida foi um ritmo muito forte, foi ótimo", comemorou Roberto Carnevale, preparador físico da equipe de cross-country da entidade. 

No primeiro dia de disputa, no último dia 26, Bruna Moura, Altair Firmino, Lucas Lima, Lucas Martins, Paulo Santos, Victor Santos e Caio Moreira realizaram testes de força e potência, com séries de supino, agachamento, remada e double pole. Na sexta-feira, o grupo ganhou a companhia dos jovens Claudio Gustavo e Marcelo Ribeiro, do time sub-16, para testes de corrida em 12 minutos. Já no sábado, os competidores utilizaram as técnicas de double pole e skating em um percurso de 2300 metros. 

Victor Santos foi o destaque da preparação neste ano. Na corrida, ele conseguiu percorrer 3,5 quilômetros nos 12 minutos, quebrando a melhor marca estabelecida neste teste realizado pela CBDN. "Comecei bem forte para sentir a pista, mas com a ideia de aumentar o ritmo. Foi bem cansativo e exigiu bastante esforço mental, mas consegui. Estou muito motivado para o início da temporada", explicou o jovem. 

A delegação embarca para a temporada de esqui cross-country em novembro. Antes, porém, a equipe participa da quarta e última etapa do Circuito Nacional de Rollerski entre 13 e 15 de novembro em São Carlos, no interior paulista. A prova novamente vai contar pontos para o ranking internacional da FIS. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.