Segunda etapa do Circuito de Rollerski apresenta novidades

Atletas brasileiros se preparam para etapa do Circuito de Rollerski (Divulgação/CBDN)

Após abrir a terceira edição do Circuito Brasileiro de Rollerski na pista de kart no autódromo de Interlagos, a CBDN organiza a segunda etapa neste fim de semana e apresenta duas novidades para os atletas participantes. O evento acontece nas trilhas do Parque Damha, em São Carlos, no interior paulista. 

A disputa apresentará as provas de Team Sprint e Skiatlo, tradicionais no esqui cross-country e conhecidas pela estratégia e dinâmica. No sábado, dia 9 de julho, acontece a disputa do sprint por equipe nas categorias adulto e sub-19 e o sprint individual para os atletas do sub-16. No domingo, dia 10, tem o skiatlo no adulto e sub-19 e uma prova de revezamento para os jovens do sub-16. 

O Team Sprint nada mais é do que uma prova de trechos rápidos em dupla. O par deve percorrer o circuito três vezes alternando os atletas, "o que a torna bem mais estratégica, por exemplo, na definição de qual atleta correrá qual perna da prova", confirmou Leandro Ribela, técnico da equipe júnior de cross-country. 

O Skiatlo, por sua vez, é uma disputa de largada coletiva e tem como característica a troca de equipamento no meio da disputa, passando da técnica clássica para o livre. "Será a primeira vez que o estilo clássico fará parte de uma prova no Circuito Brasileiro de Rollerski. Os atletas já estão habituados a competir com essa técnica na neve, mas não sobre rodas", prosseguiu Leandro. 

A segunda etapa da competição também representa a última fase de preparação para a temporada sul-americana de inverno. Depois disso, eles já embarcam para Ushuaia, onde acontecerá o Campeonato Brasileiro de cross-country no fim de julho. Já o Circuito de Rollerski retorna apenas em novembro, com mais duas provas em São Carlos, e ambas serão válidas para o ranking internacional de cross-country da FIS. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.