Período pré-olímpico para os Jogos de 2018 começa nesta sexta

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi (Divulgação)

Enquanto a atenção dos torcedores está voltada para a disputa dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em agosto, um grupo de atletas já começa a se preparar para outra Olimpíada. Começa hoje, dia 1º de julho, o período pré-olímpico para os Jogos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul. O evento será realizado em fevereiro de 2018. 

Ao todo serão 18 meses em que os competidores terão que participar de provas e somar pontos para atingir os índices exigidos pelas Federações Internacionais. O prazo termina em 21 de janeiro de 2018 e, no dia seguinte, será publicada a primeira lista parcial com os participantes. A data-limite para confirmar as realocações é no dia 28 de janeiro. 

A grande maioria dos esportes de inverno definirão seus representantes neste período pré-olímpico. Apenas hóquei no gelo, que levou em conta os Mundiais de 2015 e 2016 para o ranking, e o Curling, que também contou o mundial desta última temporada, fugiram desta regra e anteciparam o ranking pré-olímpico. 

Dessa forma, a temporada sul-americana neste ano cresce em importância. Um bom desempenho nas provas disputadas na Argentina e no Chile pode garantir importantes pontos para a classificação às Olimpíadas. Tanto que a CBDN espera encaminhar boa parte das vagas já neste ano e garantir uma preparação mais tranquila em 2017. 

O modelo de classificação varia de uma modalidade à outra. Esqui Alpino e Cross-country, por exemplo, levam em conta os melhores pontos FIS e a posição na lista oficial. Já o Snowboard e Esqui Livre dependem do ranking da Copa do Mundo. Nos esportes de gelo a situação é idêntica, com cada esporte elaborando suas próprias regras. 

O Brasil Zero Grau irá preparar um material explicativo sobre o período pré-olímpico, com as regras, os favoritos e as chances brasileiras em cada modalidade. A expectativa é grande para bater o recorde de participantes em Sochi, na Rússia, nos Jogos de 2014. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.