Copa do Mundo de Rollerski começa neste fim de semana

Copa do Mundo de Rollerski no ano passado (Divulgação/FIS)

Enquanto as modalidades de inverno seguem em pré-temporada e aguardam as disputas sul-americanas, as entidades esportivas se mexem com adaptações para o verão. Neste fim de semana, por exemplo, começa a Copa do Mundo de Rollerski realizado pela FIS. A primeira etapa acontece em Oroslavje, na Croácia. 

No total, são apenas quatro etapas entre julho e setembro deste ano. Solleftea, na Suécia, Madona, na Letônia, e Trento, na Itália, também recebem disputas de rollerski nesta temporada. A novidade é a inclusão da prova letã com sprint em técnica livre, largada intervalada em técnica clássica e uma prova de perseguição livre. 

As regras são praticamente as mesmas da Copa do Mundo de esqui cross-country: os atletas receberão pontos por suas colocações finais nas provas e aquele que somar mais pontos no fim é o campeão da temporada. Em 2015, os suecos Robin Norum, no masculino, e Lin Somskaer, no feminino, sagraram-se campeões. 

A realização de uma Copa do Mundo mostra a importância que o rollerski possui para os esportes de endurance na neve. O equipamento é uma ótima forma de treinamento durante o verão - ou para o ano inteiro, no caso brasileiro. Impulsionado pelo Projeto Social Ski na Rua, o país dá importantes passos nesta atividade. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.