Mundial masculino de hóquei no gelo começa na Rússia

Atleta russo comemora seu gol no Mundial (Andre Ringuette/HHOF-IIHF Images)

São 27 títulos mundiais na competição masculina de hóquei no gelo, sendo quatro delas nas últimas oito temporadas. O extenso currículo na modalidade faz da Rússia uma das favoritas ao Mundial de 2016, ainda mais jogando em casa, com partidas em Moscou e São Petersburgo. Entretanto, os russos estão sofrendo mais do que esperavam neste início de competição.

O Mundial masculino de hóquei no gelo começou na última sexta-feira, dia 6 de maio, e vai terminar no dia 22. No total, 16 equipes estão na disputa e foram divididas em dois grupos com oito seleções. Os quatro melhores times de cada chave avançam para as quartas de final - enquanto que os dois últimos na classificação geral são rebaixados para a Divisão 1 em 2017. 

Cada país fez dois jogos neste fim de semana e a Rússia, cotada para liderar o Grupo A, estreou com derrota de 3 a 0 para a República Tcheca e teve uma vitória apertada por 6 a 4 sobre o Cazaquistão. Com três pontos, o país ocupa a quarta colocação empatada com a Dinamarca, que também venceu um jogo e perdeu o outro. 

A liderança da chave está dividida entre a Suécia e a República Tcheca, que venceram uma partida no tempo normal e a outra na prorrogação para chegar aos cinco pontos. O equilíbrio, porém, continua: Cazaquistão (5º), Suíça (6º), Letônia (7º) e Noruega (8º) têm dois pontos e seguem próximos dos líderes. 

No Grupo B, em contrapartida, estão os três times times com 100% de aproveitamento. O Canadá, atual campeão mundial, atropelou os Estados Unidos por 5 a 1 e a Hungria por 7 a 1, dando passos largos para o bicampeonato. A Finlândia, por sua vez, venceu a Bielorrússia por 6 a 2 e a Alemanha por 5 a 1. Já a Eslováquia derrotou a Hungria por 4 a 1 e a França por 5 a 1. 

Os Estados Unidos, após perderem do Canadá, superaram a Bielorrússia por 6 a 3 e ocupa a última vaga para as quartas de final. A França, com dois pontos, é a quinta colocada da chave, seguida pela Alemanha, com um, e por bielorrussos e húngaros, que ainda não pontuaram no torneio. 

A primeira fase do Mundial Masculino de Hóquei no Gelo prossegue ao longo desta semana e termina apenas no dia 17 de maio. As eliminatórias começam no dia 19, com as quartas de final. Os jogos acontecem no período da manhã e início da tarde no horário de Brasília. As informações completas sobre o evento podem ser encontradas no site oficial

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.