Canadá e Finlândia decidem Mundial de Hóquei no Gelo masculino

O Canadá sofreu contra os EUA (Minas Panagiotakis/HHOF-IIHF Images)

Em 2007, o Canadá derrotou a Finlândia na final do Mundial de Hóquei no Gelo masculino realizado na Rússia. Agora, novamente em solo russo, os dois países voltam a se encontrar em uma final de Mundial. A decisão desta temporada acontece no domingo, dia 22, a partir das 14h45 no horário de Brasília. 

As duas seleções fizeram por merecer a vaga na final. A seleção finlandesa, inclusive, está invicta com nove vitórias e é favorita para conquistar seu terceiro título na história. Já os canadenses perderam apenas um jogo até o momento - justamente para o rival da decisão na primeira fase. 

Na semifinal, por exemplo, os dois times mostraram suas forças. A Finlândia derrotou a Rússia por 3 a 1, frustrando os torcedores locais que lotaram o Ice Palace, em Moscou. Sergei Shirokov até abriu o placar para os russos, mas Sebastian Aho, duas vezes, e Jussi Jokinen garantiram a vitória do país escandinavo. 

O Canadá, por sua vez, teve uma partida duríssima contra o jovem time dos Estados Unidos. A partida parecia tranquila quando Gallagher e Marchand fizeram 2 a 0. No segundo período, porém, os norte-americanos reagiram e viraram para 3 a 2, incendiando o jogo. Brassard empatou novamente e Ryan Ellis, já no último período, garantiu o gol salvador que manteve os canadenses na briga pelo seu 26º troféu do Mundial de Hóquei no Gelo. 

Rússia e Estados Unidos, cada um a sua maneira, saem desapontados na briga pelo título. Jogando em casa, os russos buscavam ser campeões diante de sua torcida (a última vez que isso aconteceu foi em 1986, quando ainda era a União Soviética). Os norte-americanos tentavam chegar à final pela primeira vez desde 1960 - e a fantástica vitória sobre os tchecos nas quartas de final mostraram que era possível sonhar neste ano. 

Agora, as duas seleções se enfrentam na disputa pelo bronze às 10h15, no horário de Brasília, também em Moscou. Na sequência, Finlândia e Canadá decidem o Mundial de Hóquei no gelo de 2016 - a última disputa dos esportes de inverno desta temporada. 

Confira o resumo da vitória da Finlândia sobre os russos na semifinal:


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.