Rússia conquista o título do Mundial de Duplas Mistas no Curling

Anastasia Bryzgalova (WCF/Richard Gray)

Primeira colocada do Grupo 7 (o mesmo que tinha o Brasil), a Rússia consolidou seu favoritismo e confirmou o título desta temporada do Mundial de Curling de Duplas Mistas. A competição aconteceu em Karlstad, na Suécia, e a dupla russa derrotou a China na final realizada neste sábado, dia 23 de abril.

Este é o segundo título do país europeu nesta competição - antes, já havia conquistado o título em 2010, com Petr Dron e Yana Nekrasova. Já os chineses, mesmo com a segunda colocação, fizeram a melhor campanha da história do país, superando a terceira posição conquistada também em 2010.

A final foi bem equilibrada, mas os russos Alexander Krushelnitskiy e Anastasia Bryzgalova conseguiram anular as jogadas adversárias quando não tinham a posse do martelo e, quando tinham essa vantagem, souberam aproveitar muito bem. Com três pontos no segundo end e mais dois no quarto, a dupla venceu por 7 a 5. Na decisão do bronze, os Estados Unidos derrotaram a Escócia por 9 a 7 e subiram ao pódio pela primeira vez na história da competição. 

"São muitas emoções. Estou muito feliz! Quero agradecer a todos os torcedores que nos acompanharam durante esta semana. Nós sentimos seu apoio e eles nos ajudaram a vencer", comemorou Bryzgalova. 

A campanha da Rússia não deixa dúvida da superioridade da equipe no Mundial de Curling de Duplas Mistas desta temporada. Na primeira fase, o país teve cinco vitórias e apenas uma derrota, terminando na primeira posição de sua chave. Nas oitavas, eliminou a Eslováquia por 10 a 2. Depois, venceu a Finlândia por 8 a 7 nas quartas e os norte-americanos por 8 a 6 nas semifinais. 

De quebra, a Rússia coloca uma das mãos na vaga olímpica dos Jogos de 2018 em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Os 12 melhores times do Mundial deste ano recebem pontos para o ranking pré-olímpico e apenas os sete melhores desta lista conseguem a classificação. O ranking será fechado após a competição do próximo ano, que acontece em Lethbridge, no Canadá. 

Esta foi a última competição da temporada da Federação Mundial de Curling. Em setembro acontece o Congresso da entidade e, em outubro, tem a segunda edição do Mundial Misto - provavelmente com a presença brasileira. Aliás, o Brasil tem muito o que comemorar nesta temporada: a dupla Marcelo Mello e Aline Gonçalves fizeram boas partidas em um grupo particularmente difícil - os três times que avançaram na chave terminaram entre os seis primeiros!

Alexander Krushelnitskiy (WCF/Richard Gray)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.