Período pré-olímpico dos esportes de inverno começa em julho de 2016

Pyeongchang (Divulgação)
Em agosto deste ano, a atenção dos torcedores, jornalistas, empresários e atletas estará voltada para os Jogos Olímpicos de Verão, que acontece pela primeira vez no Rio de Janeiro, O que poucos sabem, porém, é que a partir de julho de 2016 uma série de competidores já inicia a caminhada para os Jogos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. 

O Comitê Olímpico Internacional, em parceria com as federações internacionais das modalidades integrantes do evento, divulgou os critérios de classificação para todos os países. Nos esportes de neve, como esqui alpino e snowboard, o período começa em julho de 2016 e termina no dia 21 de janeiro de 2018 - véspera da competição.

Já os esportes de gelo possuem datas específicas. Bobsled e skeleton, por exemplo, definiram o período de classificação a partir do dia 15 de outubro deste ano. O curling criou ranking pré-olímpico com os Mundiais deste ano e da próxima temporada. O hóquei no gelo masculino, por sua vez, estabeleceu os classificados de acordo com o Mundial realizado em 2015. 

O fato é que as competições sul-americanas desta temporada já contabilizam pontos para a classificação olímpica, ajudando atletas do continente (inclusive brasileiros) a se aproximarem da Coreia do Sul. Após uma participação recorde em Sochi, a delegação brasileira tem condições de enviar uma equipe ainda mais numerosa em 2018. 

Para facilitar a compreensão do período pré-olímpico em todas as modalidades de inverno, o Brasil Zero Grau vai preparar um Guia Especial nos próximos dias. O objetivo, claro, é mostrar todos os caminhos que levam à Pyeongchang!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.