Com elite, Team Challenge Cup de patinação é sucesso de público

Medvedeva brilhou mais uma vez (Divulgação)
Uma competição criada neste ano conseguiu reunir a elite da patinação artística no gelo na cidade de Spokane, nos Estados Unidos. A localidade realizou na semana passada a disputa inaugural do Team Challenge Cup, evento amistoso que distribuiu cerca de US$ 600 mil em prêmios. 

Ao todo, 42 atletas estiveram presentes no torneio e foram divididos em três equipes: América do Norte, Europa e Ásia. Competidores como o japonês Shoma Uno, o cazaque Denis Ten, a russa Evgenia Medvedeva, a norte-americana Ashley Wagner e os canadenses Meagan Duhamel e Eric Radford deram um brilho a mais na disputa.

O formato do evento foi bem simples. Cada time tinha três competidores homens e três mulheres, duas duplas nos pares e dois casais na dança no gelo. Dessa forma, as provas individuais foram divididas em três sessões e as coletivas em duas. Os pontos obtidos por cada atleta era somado ao total da equipe e o conjunto que tivesse maior nota garantia o título.

Donos da casa, a América do Norte conquistou o troféu com 892.42 pontos em todas as provas. O time europeu somou 848.06 e os asiáticos conseguiram 820.22. Além disso, as disputas individuais registraram feitos importantes. A russa Evgenia Medvedeva, por exemplo, conseguiu 151.55 pontos no programa longo, o que renderia a ela um novo recorde mundial se a ISU tivesse regulamentado o torneio. Já o japonês Shoma Uno se transformou no primeiro atleta a executar um salto quádruplo flip em uma competição. 

Os resultados gerais podem ser obtidos neste link. Com atletas de ponta e um formato  de disputa interessante, o Team Challenge Cup foi um sucesso de público e de crítica - certamente deve ser abraçado pela ISU em breve. Além disso, nos próximos anos a organização poderia criar um time América do Sul/Oceania, com os atletas brasileiros, argentinos, australianos e dos demais países da região. Ainda que o nível não fosse o mesmo das demais equipes, seria uma bela forma de promover intercâmbio e promover a patinação artística no gelo no continente. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.