Canadá confirma favoritismo e vence o Mundial Masculino de Curling

Kevin Koe conquista seu segundo título mundial (WCF/Richard Gray)

A Dinamarca lutou, fez a melhor campanha de sua história e seu jovem skip Rasmus Stjerne fez lances improváveis para conquistar o Mundial Masculino de Curling desta temporada. Porém, o país não foi páreo para o Canadá na decisão realizada no domingo à tarde em Basel, na Suíça. 

Este foi o 35º título mundial dos canadenses em 58 edições do Mundial de Curling - de longe os maiores vencedores do torneio. Também serviu para quebrar um incômodo tabu: desde 2012 o país da América do Norte não subia ao lugar mais alto do pódio. Já Kevin Koe, líder do Canadá neste ano, conquistou seu segundo título mundial (o primeiro foi em 2010). 

"É uma sensação tão boa. Que ano que tivemos e com título mundial! Os dinamarqueses tiveram um grande desempenho e possuem uma grande equipe jovem. Um arremesso aqui ou ali fez a diferença e havia equilíbrio até conseguirmos os dois pontos no nono end", confessou Kevin Koe no fim da partida.

O capitão canadense sabe o que diz. A decisão marcava 3 a 3 até o nono e penúltimo end. No último lançamento, a Dinamarca não conseguiu realizar o take-out que desejava e permitiu que o Canadá abrisse dois pontos de vantagem em um momento crucial da final. No último end, bastou aos canadenses tirarem as pedras rivais para garantirem o troféu. 

Um pouco antes, também no domingo, a seleção dos Estados Unidos também teve que passar por um jogo disputadíssimo para conquistar a medalha de bronze. Os norte-americanos derrotaram o Japão por 8 a 6 e contaram com um pouco de sorte: os japoneses desperdiçaram a última pedra no décimo end, dando a medalha para os rivais. 

Com o fim de um tabu de três anos e a hegemonia reconquistada no Curling, o Canadá aumenta o otimismo para o Mundial de 2017, que acontecerá no país norte-americano entre 1º e 9 de abril em Edmonton. Neste ano, porém, ainda acontece o Mundial de Duplas Mistas em Kalrstad, na Suécia, entre 16 e 23 de abril, e o Mundial de Equipe Mista em Kazan, na Rússia, em outubro - ambos com presença brasileira. 

Confira os melhores momentos da final entre Canadá e Dinamarca no Mundial Masculino de Curling:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.