Rússia sedia última etapa da Copa do Mundo de Biatlo

Gabriela Soukalova e Martin Fourcade (IBU/Evgeny Tumashov)

Terminou neste fim de semana, entre 18 e 20 de março, a temporada 2015-2016 do Biatlo. A última etapa da Copa do Mundo da modalidade aconteceu em Khanty-Mansiysk, na Rússia, e garantiu o título geral para o francês Martin Fourcade e a tcheca Gabriela Soukalova.

Grande nome da temporada, Fourcade confirmou a boa fase e foi o campeão geral da Copa do Mundo ao ter 1151 pontos no total, contra 820 do norueguês Johannes Boe. Entre as mulheres, Soukalova travou uma disputa acirrada com a francesa Marie Dorin Habert, mas conseguiu dar a volta por cima e levou seu primeiro globo de cristal ao somar 1074 pontos, contra 1028 da rival. 

Os dois atletas nem precisaram vencer as provas russas para confirmarem o título. Na disputa feminina, por exemplo, o destaque foi a finlandesa Kaisa Makarainen, que conquistou as duas medalhas de ouro disponíveis. Primeiro, ela foi a mais rápida no sprint 7,5km com 20min42seg3 e um tiro errado, à frente de Soukalova, prata, e da norueguesa Marte Olsbu, bronze. Depois, nos 10km de perseguição, ela venceu com 30min06seg07 e dois tiros desperdiçados - Habert foi a segunda e a italiana Dorothea Weiber completou o pódio. 

Entre os homens, o austríaco Julian Eberhard foi o vencedor no sprint 10km com 24min18seg6 e desempenho perfeito no estande de tiro. Os alemães Simon Schempp e Andi Peiffer ficaram na segunda e terceira posições, respectivamente. Na perseguição 12,5km, Schempp foi o mais rápido com 33min27seg8 e três tiros errados. O norueguês Boe ficou com a prata e Erik Lesser, também da Alemanha, foi bronze. 

Com o fim da temporada no Biatlo, os atletas entram em férias e retomam a pré-temporada a partir de julho. Em agosto, por exemplo, acontece o Mundial de Biatlo de Verão, na Estônia. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.