CBDN define critérios técnicos para o Mundial de cross-country

Cross-country brasileiro define critérios para Mundial de 2017 (Divulgação/CBDN)

Falta pouco menos de um ano, mas a CBDN já definiu neste mês os critérios para convocação da equipe nacional de cross-country para a disputa do Mundial de Esqui Nórdico, que deve acontecer entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março em Lahti, na Finlândia.

O documento oficial está disponível no site da entidade e pode ser acessado aqui. Nele, a confederação define os critérios para as categorias distance e sprint. Além de estar habilitado de acordo com o regulamento da FIS, os competidores nacionais precisam atingir uma série de metas até o fim de 2016. 

Para as provas mais longas, por exemplo, a CBDN indica o limite de 165 pontos na quarta lista da FIS na temporada 2016/2017 ou determinados resultados nas provas do hemisfério sul e norte. No sprint, o limite da quarta lista é um pouco maior: 280 pontos. Até quatro atletas podem ser convocados em cada categoria. 

A entidade deixa claro que o documento apenas apresenta os critérios técnicos - o financiamento da delegação será detalhado posteriormente em outro comunicado. Além disso, também reserva-se ao direito de substituir o atleta convocado por motivos físicos, técnicos ou até mesmo disciplinares. 

A pré-convocação deve ser divulgada em outubro de 2016, mas a lista definitiva será fechada apenas no fim do ano. Essa antecedência se faz necessária porque a equipe brasileira de cross-country cresceu muito nos últimos dois anos e, agora, possui jovens atletas que também brigam pela vaga no Mundial.

Um comentário:

  1. é critério retroativo não tem antecedência nenhuma não

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.