Noruega realiza penúltima etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade

A cidade norueguesa de Stavanger realizou neste último fim de semana, entre 29 e 31 de janeiro, a penúltima etapa da Copa do Mundo de Patinação de velocidade desta temporada. No total, foram doze provas diferentes, sendo seis para cada gênero. 

A última etapa da Copa do Mundo acontece apenas entre os dias 11 e 13 de março, em Heerenveen, na Holanda. Antes, acontecem os Mundiais allround, sprint e single distance. Confira os resultados desta penúltima etapa: 

Feminino

Sablikova venceu duas provas (ISU)

As duas provas de 500 metros foram dominadas pelas chinesas. Hong Zhang venceu a primeira corrida, com 37seg82, à frente de sua compatriota Jing Yu, prata, e da holandesa Jorien ter Mors, bronze. Depois, na segunda disputa, as posições se inverteram: o ouro foi para Yu, com 37seg63, enquanto Zhang foi a segunda e a canadense Heather McLean completou o pódio.

Jorien ter Mors venceu a primeira prova dos 1000 metros, com 1min14seg52 - Brittany Bowe, dos EUA, foi prata e Marrit Leenstra, da Holanda, bronze. Depois, Bowe deu o troco e venceu com 1min14seg35, deixando Leenstra na segunda posição e a austríaca Vanessa Bittner em terceira. 

Por fim, nas provas de longa distância, as vitórias ficaram com a tcheca Martina Sablikova. Ela venceu os 1500 metros com 1min55seg44, à frente de Bowe e Leenstra. Já nos 3 mil metros, a vitória veio com 4min00seg08, deixando as holandesas Ireen Wüst e Irene Schouten na segunda e terceira posições, respectivamente. 

Com 1210 pontos na temporada, Brittany Bowe assumiu a primeira posição do ranking da Copa do Mundo de Patinação de velocidade. Sablikova é a segunda, com 1070, e Heather Richardson, também dos EUA, é a terceira com 1045.

Masculino

Kulizhnikov conquistou quatro ouros na Noruega (ISU)

Entre os homens, o grande destaque foi o russo Pavel Kulizhnikov, que venceu nada menos do que quatro das seis provas disputadas. O domínio começou nos 500 metros. O atleta da Rússia venceu a primeira prova com 34seg52 (deixando seu compatriota Ruslan Murashov em segundo e o canadense Gilmore Junio em terceiro) e a segunda com o tempo de 34seg71 - Murashov novamente foi prata e o holandês Kai Verbij compleotu o pódio.

Depois, nos 1000 metros, Kulizhnikov conquistou os dois títulos com 1min08seg10 na primeira e segunda provas! Em ambas o holandês Kjeld Nuis conquistou a medalha de prata e Thomas Krol, também da Holanda, e Denis Yuskov, da Rússia, ficaram com os bronzes nesta categoria. 

Por fim, nos 1500 metros, Yuskov venceu com 1min44seg94, deixando o belga Bart Swings em segundo e Kjeld Nuis em terceiro. Já nos 5 mil metros, Sven Kramer, da Holanda, confirmou o favoritismo e venceu com 6min15seg71, à frente de seu compatriota Jorrit Bergsma, prata, e do canadense Ted-Jan Bloemen, bronze. 

No ranking masculino da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade, a primeira posição segue apertada. Kjeld Nuis é o atual líder, com 850 pontos, contra 830 de Pavel Kulizhnikov. Bart Swings é o terceiro, com 760. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.