Jogos da Juventude de Inverno - Dia 5

Altair Firmino disputa sprint clássico (Divulgação/CBDN)

Nesta terça-feira, dia 16 de fevereiro, o atleta Altair Firmino, no esqui cross-country, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega. Após estrear na categoria cross, ele competiu na prova de sprint em técnica clássica. 

O jovem ficou na 48ª posição - a última - na qualificação da prova masculina, com 3min48seg45, mais de 50 segundos atrás do finlandês Lauri Mannila, primeiro colocado na classificatória. Na decisão, Thomas Larsen, da Noruega, ficou com o ouro, enquanto o sul-coreano Magnus Kim foi prata e Vebjoern Hegdal bronze. Entre as mulheres, a sueca Johanna Hagstroem ficou com o título olímpico - a russa Yuliya Petrova foi a segunda colocada e a norueguesa Martine Engebretsen completou o pódio. 

Especialista em técnica livre (e focado na prova de quinta-feira), Altair realmente encarou a disputa desta terça-feira como preparação para o distance. "Nosso foco está nos 10km. Esperávamos um estímulo maior hoje, então faremos um treino para repor o que faltou. Já reconhecemos bem a pista de 5km e, no skating, o Altair já foi bem tecnicamente durante o cross-country cross", avaliou Leandro Ribela, treinador da equipe júnior. 

A corrida dos 10km em técnica livre acontece na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, a partir das 9h (horário de Brasília). É a despedida de Altair e do esqui cross-country dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. 

Resultados - 16/2

  • Esqui Alpino: a suíça Melanie Meillard venceu o slalom gigante feminino, com 2min33seg28. A alemã Katril Hirtl-Stanggassinger ficou na segunda posição e a também suíça Aline Danioth foi a terceira.
  • Curling: a final da modalidade será norte-americana. Canadá e Estados Unidos avançaram para a final após vencerem a Suíça e Rússia, respectivamente - os dois países europeus decidem o bronze. Os canadenses derrotaram os suíços por 7 a 5, enquanto os norte-americanos fizeram 8 a 6 na Rússia.
  • Patinação Artística: no feminino, a russa Polina Tsurskaya confirmou o favoritismo e levou o ouro com 186.04 pontos - sua compatriota Maria Sotskova foi prata e a cazaque Elizabet Tursynbaeva foi bronze. Na dança no gelo, o casal russo Anastasia Shipilevaya e Gregory Smirnov conquistou o título com 141.88 pontos. Chloe Lewis e Logan Bye, dos EUA, terminaram na segunda posição e os também russos Skoptcova e Aleshin completaram o pódio. 
  • Hóquei no Gelo: ainda pela primeira fase, o Canadá fez 4 a 2 nos Estados Unidos e a Rússia ganhou da Finlândia por 2 a 1 entre os homens. No feminino, a Suécia derrotou a República Tcheca por 2 a 0 e a Suíça ganhou da Eslováquia por 4 a 2. No desafio de habilidades para as mulheres, a japonesa Sena Takenaka levou o ouro, com a italiana Anita Muraro na segunda posição e a austríaca Theresa Schafzahl ficou na terceira colocação.
  • Luge: no revezamento por equipe, a última prova do luge nos Jogos da Juventude de Inverno, viu a Alemanha conquistar a medalha de ouro com 2min52seg520. A Rússia terminou com a prata e a Itália foi bronze. 
  • Combinado Nórdico: na disputa individual NH/5km, o alemão Tim Kopp conquistou o título com 13min31seg4. Ben Loomis, dos Estados Unidos, terminou na segunda colocação e o tcheco Ondrej Pazout terminou em terceiro. 
  • Patinação Pista Curta: a prova dos 500 metros feminino teve um fato raro. As duas atletas sul-coreanas da final foram desclassificadas! Assim, o ouro foi da chinesa Yize Zang, com 46seg648 - a húngara Petra Jaszapati foi prata e a búlgara Katrin Manoilova foi bronze. Entre os homens, pódio asiático: o sul-coreano Kyunghwan Hong foi ouro com 41seg885, o japonês Kazuki Yoshinaga foi segundo e o chinês Wei Ma o terceiro. 
  • Esqui Saltos: a Eslovênia conquistou os dois ouros na disputa individual da modalidade. Ema Klinec venceu entre as mulheres, com 249.3 pontos - a russa Sofia Tikhonova conquistou a prata e a italiana Lara Malsiner foi bronze. Entre os homens, Bor Pavlovcic fez 262.8 pontos e conquistou o título, com o norueguês Marius Lindvik na segunda posição e o alemão Jonathan Siegel em terceiro. 
  • Snowboard: a modalidade organizou a prova de cross por equipe. A Alemanha conquistou a medalha dourada, com a Suíça conquistando a prata e o quarto time misto (com atletas da Suécia, Ucrânia e Bulgária) completando o pódio. 

Brasileiros

Nesta quarta-feira começaram os treinos oficiais do monobob e skeleton, com presença de três atletas brasileiros. Marley Linhares teve o quinto tempo nas duas baterias do monobob. No skeleton, Laura Nascimento foi 12ª e 18ª nos dois treinamentos, enquanto que Robert Barbosa foi o 19º nas duas corridas. Os treinos prosseguem nos próximos dias. A disputa do ouro no skeleton acontece no dia 19 e no monobob é no dia 20. 

Agenda - 17/2

Para o Brasil, o mais importante é a disputa do slalom gigante masculino no esqui alpino, com presença do brasileiro Michel Macedo. Ele encara a primeira descida às 7h no horário de Brasília. "Das provas dos Jogos Olímpicos da Juventude, o slalom gigante é a mais difícil para mim. Mas, vou com tudo! Estou aqui para aprender e ter experiência", confessou Michel. Além do esqui alpino, o sexto dia conta com medalhas no biatlo, curling e patinação de velocidade. O cronograma completo pode ser visto aqui!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.