Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno - Dia 2

Michel Macedo conquistou um excelente resultado na Noruega (Divulgação)

O segundo dia de disputas dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega, neste sábado, contou com as estreias dos brasileiros Altair Firmino no cross-country e Michel Macedo no esqui alpino. E ambos conquistaram importantes resultados para os esportes de neve. 

O melhor desempenho, sem dúvida, foi de Michel Macedo. O prodígio brasileiro do esqui alpino terminou na excelente 15ª colocação do Super G com o tempo de 1min12seg35. É a primeira vez que um atleta do Brasil terminou no Top 15 de uma competição internacional. De quebra, ele foi o melhor sul-americano, à frente do chileno Kai Horwitz (24º) e do argentino Tomas Bacigalupo (42º).

A vitória do Super G masculino ficou com o norte-americano River Radamus, com 1min10seg62. O italiano Pietro Canzio ficou com a prata e o austríaco Manuel Traninger foi bronze. Entre as mulheres, ocorreu uma dobradinha austríaca: Nadine Fest foi ouro e Julia Scheib prata - a suíça Aline Danioth completou o pódio. 

Michel Macedo nem terá tempo de desfrutar este bom resultado. No domingo, dia 14, ele retorna à pista norueguesa para a disputa do Super Combinado, com uma descida de Super G e outra de slalom. O evento começa a partir das 8h (horário de Brasília). 


Cross-Country

Altair Firmino também teve um bom desempenho na inédita prova do cross-country cross. O brasileiro terminou na 44ª colocação dentre os 50 competidores da disputa, com o tempo de 3min40seg44. Mesmo assim, ele não conseguiu avançar para as baterias semifinais (apenas os 30 melhores passavam para a próxima fase). 

Na final, o sul-coreano Magnus Kim venceu com 2min59seg56 e levou o ouro. O norueguês Thomas Helland Larsen ficou com a prata e o finlandês Lauri Mannila foi bronze. Entre as mulheres, a sueca Moa Lundgren foi a campeã com 3min26seg35. Sua compatriota Johanna Hagstroem foi a segunda colocada e a francesa Laura Chamiot Maitral completou o pódio. 

Os atletas de esqui cross-country (incluindo o brasileiro Altair) voltam a competir na terça-feira, dia 16 de fevereiro, em provas de sprint na técnica clássica. 

Altair Firmino em ação no cross-country cross (Divulgação)


Curling

Na disputa do Curling o Brasil segue enfrentando dificuldades. Sem Giovanna Barros, que ainda sente dores nas costas, a equipe perdeu da Suécia e do Reino Unido neste sábado. Na primeira partida, contra os suecos, uma derrota de 17 a 0. Depois, contra os britânicos, goleada de 21 a 0 - os dois jogos terminaram após o sexto end. 

As derrotas doem, sem dúvida, mas infelizmente já eram esperadas. Neste domingo, a seleção brasileira faz mais duas partidas: às 9h30 enfrenta a Estônia e às 16h30 joga contra a Coreia do Sul. 

Ainda pelo Grupo B, o mesmo do Brasil, ocorreram seis jogos: Canadá 4 x 2 Reino Unido, Coreia do Sul 6 x 4 Estônia, Noruega 10 x 3 República Tcheca, Noruega 8 x 1 Estônia, Suécia 7 x 3 Coreia do Sul e Canadá 5 x 2 República Tcheca. Pelo Grupo A, mais oito partidas: EUA 6 x 5 Suíça, China 9 x 4 Turquia, Itália 7 x 2 Nova Zelândia, Rússia 5 x 3 Japão, Turquia 13 x 5 Nova Zelândia, Suíça 6 x 5 Japão, Rússia 6 x 4 China e EUA 8 x 5 Itália. 

Outros resultados - 13/2

Além do Esqui Alpino e Cross-Country, os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno distribuiu medalhas para a patinação de velocidade nos 500 metros. Entre as mulheres, a vitória ficou com a sul-coreana Min Sun Kim, que obteve o tempo combinado de 78seg66 - as chinesas Mei Han e Huawei Lin ficaram com a prata e bronze, respectivamente. Entre os homens, o ouro foi do chinês Yanzhe Li, com 71seg95 nas duas corridas. O japonês Kazuki Sakakibara foi o segundo e o sul-coreano Jae Woong Chung completou o pódio. 

O sábado também teve a estreia da patinação artística com o programa curto entre os homens e nos pares. No individual masculino, o líder provisório é o japonês Sota Yamamoto, com 73.07 pontos. Nos pares, a dupla tcheca Anna Duskova e Martin Bidar lidera com 61.82 pontos. 

Por fim, aconteceram mais quatro partidas no hóquei no gelo. Na disputa masculina, a Rússia superou o Canadá por 4 a 3 e os EUA fizeram 4 a 1 na Finlândia. Entre as mulheres, a República Tcheca fez 2 a 1 na Eslováquia e a Suíça superou a Suécia por 2 a 1. 

Agenda - 14/2

O domingo será cheio nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Além das modalidades que já estrearam em Lillehammer (esqui alpino, curling, patinação artística e hóquei no gelo), acontecerão as estreias do biatlo, esqui livre halfpipe, luge, patinação pista curta e snowboard halpipe! O calendário completo pode ser conferido neste link!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.