Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno - Dia 1

Brasileiro Elian Sabra durante estreia em Lillehammer (Thomas Lovelock YIS/IOC)

A derrota já era esperada, mas sempre dói um pouco. A equipe brasileira de Curling estreou nesta sexta-feira nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega, e perdeu de 19 a 0 para a República Tcheca na abertura da competição. 

Aliás, foi um dia em que nada deu certo para a equipe brasileira. Giovanna Barros, uma das integrantes do time misto, sentiu dores nas costas e desfalcou o país em alguns ends. Além disso, os tchecos abriram logo 6 a 0 no primeiro end, praticamente garantindo a vitória. 

Depois disso, bastou aos rivais administrarem o jogo nos ends seguintes. Mais dois pontos no segundo e no terceiro períodos, cinco pontos no quarto, dois no quinto e outros dois no sexto fecharam o placar em 19 a 0. Diante do placar, só restou aos brasileiros abdicarem dos dois últimos ends. 

Perder ninguém gosta, sem dúvida, mas é preciso reconhecer que o time brasileiro está na Noruega para aprender - e não para ganhar. Os quatro atletas tiveram apenas um período de treinamento juntos e possuem pouco tempo de experiência no esporte. Já a maioria de seus rivais são de países com muita tradição.

O Brasil busca manter a motivação em alta neste sábado com duas partidas. Às 9h30, no horário de Brasília, a equipe enfrenta a Suécia. Depois, às 16h30, o jogo é contra o Reino Unido - dois dos países mais tradicionais da modalidade! 

A sexta-feira contou com uma rodada completa no Curling. Pelo Grupo B (o mesmo do Brasil), o Canadá derrotou a Estônia por 13 a 2, a Suécia venceu a Noruega por 8 a 7 e o Reino Unido fez 9 a 2 na Coreia do Sul. Na chave A, aconteceram as seguintes partidas: Itália 7 x 1 Japão, Rússia 7 x 5 Nova Zelândia, Estados Unidos 7 x 3 Turquia e Suíça 7 x 2 China. 

Hóquei no Gelo

Além do Curling, o primeiro dia dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno contou com duas partidas no hóquei no gelo. Entre os homens, a Finlândia (uma das favoritas) atropelou a Noruega por 11 a 0! No feminino, as donas da casa também não tiveram tanta sorte: derrota de 2 a 1 para a Eslováquia. O torneio prossegue neste sábado, com mais quatro partidas. 

Agenda - Sábado (13/2)

Além do Curling, o Brasil conta com duas estreias na neve neste sábado. Altair Firmino compete no esqui cross-country cross, nova modalidade testada nos Jogos da Juventude de Inverno em Lillehammer. A qualificação começa a partir das 7h (sempre no horário de Brasília) e o brasileiro é o 45º a largar. A competição, inclusive, terá transmissão ao vivo pelo Youtube do Comitê Olímpico Internacional (neste link)!

Depois, a partir das 9h, Michel Macedo participa do Super G no esqui alpino. O jovem brasileiro é o terceiro atleta na lista de largada - 56 competidores devem participar desta prova. 

O sábado ainda conta com provas de patinação de velocidade (500 metros para homens e mulheres) e patinação artística (pares e individual masculino). O calendário completo pode ser conferido no site dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno

Cerimônia de Abertura

Para quem, assim como eu, perdeu a Cerimônia de Abertura dos Jogos da Juventude em Lillehammer, pode assistir abaixo! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.