Jogos Olímpicos da Juventude - Dia 3

Equipe comemora os primeiros pontos no curling (Reprodução/Facebook)

Em um dia pouco movimentado para o Brasil no terceiro dia dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega, coube ao curling garantir a melhor notícia para o país neste domingo. Mesmo com todas as adversidades, os jovens brasileiros conseguiram marcar seus primeiros pontos no evento. 

O tento inédito foi alcançado no quarto end da partida contra a Estônia. Na ocasião, a partida já estava 9 a 1 para os adversários - o jogo terminou em 15 a 1 no sexto end. Depois, o Brasil conseguiu alcançar mais um ponto contra a Coreia do Sul, na derrota por 12 a 1. 

Comemorar pontos solitários pode parecer algo banal, mas é um passo e tanto para estes jovens dentro do curling. Com uma temporada de experiência e apenas uma clínica treinando juntos, eles embarcaram para Lillehammer com o único objetivo de aprender com os melhores atletas de sua faixa etária - qualquer coisa além disso já seria lucro. 

Tanto que os dois tentos alcançados neste domingo foram bastante comemorados nas redes sociais entre os jovens e seus familiares. Afinal, só eles sabem o que passaram para chegarem até os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. 

Ainda neste domingo, o Grupo B (o mesmo do Brasil) contou com mais seis partidas: Canadá 5 x 3 Suécia, Coreia do Sul 7 x 3 República Tcheca, Reino Unido 9 x 3 Noruega, Canadá 4 x 2 Noruega, Reino Unido 8 x 2 Suécia e República Tcheca 8 x 4 Estônia. Pela chave A, mais oito partidas: Rússia 9 x 6 EUA, Itália 6 x 3 China, Turquia 4 x 3 Japão, Suíça 9 x 4 Nova Zelândia, Japão 7 x 3 China, EUA 10 x 3 Nova Zelândia, Suíça 7 x 5 Rússia e Turquia 9 x 5 Itália. 

Com cinco derrotas, o Brasil despede-se da disputa por equipes no curling nesta segunda-feira. Às 9h30, a equipe enfrenta a Noruega, os donos da casa. Depois, às 16h30, faz a última partida contra o Canadá. Na terça-feira acontecem as quartas e semifinais. A decisão do ouro será na terça-feira. 

Vídeo com os brasileiros do curling em Lillehammer! 



Esqui Alpino

Michel (Reprodução/Facebook)
O Brasil também esteve representado por Michel Macedo na disputa do Combinado no Esqui Alpino. O jovem caminhava para conquistar mais um bom resultado e havia terminado em 17º no Super G, mas ele caiu na prova de slalom e ficou de fora da classificação final. 

"Quando a pista ficou mais íngreme, o esqui de fora derrapou e eu caí. Estava fazendo uma descida legal. Fico um pouco chateado, mas faz parte do esporte. É uma pena, pois nunca terminei um combinado alpino", lamentou o jovem brasileiro ao site da CBDN. 

A vitória ficou com o norte-americano River Radamus, que conseguiu o tempo combinado de 1min52seg87. A prata foi do austríaco Manuel Traninger e o bronze para o italiano Pietro Canzio. Entre as mulheres, aconteceu uma dobradinha suíça: Aline Danioth foi ouro e Melanie Meillard ficou com a prata - a alemã Katrin Hirtl-Stanggassinger completou o pódio.

Os atletas de esqui alpino terão folga nesta segunda-feira. Na terça, as mulheres competem no slalom gigante, enquanto os homens (com participação de Michel Macedo) participam da mesma prova na quarta-feira, dia 17. O brasileiro, aliás, é o bicampeão nacional desta categoria. 

Resultados - 14/2

Mais cinco esportes definiram medalhistas neste domingo nos Jogos da Juventude de Inverno. No Biatlo, o francês Emilien Claude venceu o sprint masculino 7,5km com 19min01seg5 e nenhum tiro desperdiçado - o norueguês Sivert Bakken foi prata e o russo Egor Tutmin foi bronze. Nos 6km feminino, o título olímpico foi para a alemã Juliane Fruehwirt, com 18min23seg5 e desempenho perfeito no tiro. A norueguesa Marthe Krakstad Johansen foi a segunda colocada e a cazaque Arina Pantova a terceira. 

No snowboard halfpipe, a prodígio norte-americana Chloe Kim confirmou o favoritismo e levou o ouro entre as mulheres com 96.50 pontos. Emily Arthur, da Austrália, ficou com a prata, e a sul-coreana Yu-Rim Jeong completou o pódio. Entre os homens, o título ficou com Jake Pates, também dos EUA, com 93 pontos - Nikolas Baden garantiu a dobradinha norte-americana ao terminar em segundo e Tit Stante, da Eslovênia, foi o terceiro.

Os Estados Unidos conquistaram mais um ouro no halfpipe, desta vez no esqui livre. Birk Irving fez 93 pontos em sua apresentação e levou o título entre os homens - o neozelandês Finn Bilous levou a prata e o norueguês Trym Andreassen foi bronze. Entre as mulheres, a britânica Madison Rowlands foi ouro com 88.60 pontos. Paula Cooper, dos EUA, e Lara Wolf, da Áustria, terminaram na segunda e terceira posições respectivamente. 

No luge aconteceu a prova masculina e a medalha dourada ficou com o letão Kristers Aparjods, que teve o tempo combinado de 1min35seg309. O alemão Paul-Lukas Heider foi prata e o canadense Reid Watts foi bronze. Por fim, na patinação em pista curta, o sul-coreano Daeheon Hwang venceu os 1000 metros masculino com 1min28seg022 - Wei Ma, da China, foi o segundo e o húngaro Shaoang Liu o terceiro. Nos 1000 metros feminino, a sul-coreana Jiyoo Kim garantiu mais um título para o país asiático ao completar o percurso 1min34seg041. Suyoun Lee garantiu dobradinha da Coreia do Sul ao ficar com a prata e Anna Seidel, da Alemanha, foi bronze. 

Além destas cinco modalidades, outras duas tiveram competições neste domingo. Na patinação artística, a japonesa Yuna Shiraiwa foi a melhor no programa curto ao conquistar 60.87 pontos. Na dança no gelo, o casal russo Anastasia Shpilevaya e Grigory Smirnov é o líder provisório com 57.93 pontos. Já no hóquei no gelo, duas partidas movimentaram o domingo: a República Tcheca fez 3 a 0 na Noruega entre as mulheres e os Estados Unidos atropelaram os donos da casa por 8 a 0!

Agenda - 15/2

Nesta segunda-feira, o Brasil estará presente apenas com a última rodada da primeira fase do Curling. O dia vai distribuir medalhas no biatlo, na patinação artística, no esqui livre, no luge, no snowboard e na patinação de velocidade. No total, são doze eventos com pódios! A programação completa - com os resultados - pode ser encontrada neste link

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.