Jogos da Juventude de Inverno - Dia 8

Michel Macedo compete no slalom (Divulgação/COI)

Um dos principais atletas da equipe brasileira de esqui alpino, Michel Macedo disputou nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, sua última prova nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega. O jovem esteve presente no slalom masculino, mas não conseguiu repetir o bom desempenho do primeiro dia. 

Michel não conseguiu completar a primeira descida e ficou de fora da classificação final. O vencedor foi o austríaco Manuel Traninger, com 1min38seg74. O sueco Filip Vennerstroem ficou com a prata, apenas três centésimos atrás, e o norueguês Odin Vassbotn Breivik completou o pódio.

Com quatro provas disputadas, o brasileiro completou apenas um, justamente a excelente 15ª colocação obtida no Super G, logo no primeiro dia dos Jogos da Juventude de Inverno. Havia a esperança de que ele conseguisse outros bons resultados, mas no esqui alpino qualquer deslize pode custar a prova inteira.

Entretanto, nem isso tirou o entusiasmo do brasileiro com a experiência obtida na Noruega. "Deu para crescer bastante como atleta durante esses Jogos Olímpicos da Juventude. É uma experiência única que poucos têm, então agradeço demais por estar aqui", comentou ao site da CBDN.

Neste sábado, dia 20, acontece a última corrida do esqui alpino em Lillehammer: a disputa paralela por equipe. Nesta disputa, porém, o Brasil não tem representantes. 

Skeleton

Robert e Laura competira na sexta (Reprodução)
Após três sessões de treinos, Robert Barbosa e Laura Nascimento competiram no Skeleton. Entre os homens, Robert ficou na 19ª posição (a penúltima), com o tempo 1min55seg26. O russo Evigeniy Rukosuev confirmou o favoritismo e venceu com 1min47seg30 - Alexander Hestegen, da Noruega, foi prata, e Robin Schneider, da Alemanha, foi bronze. 

Na corrida feminina, Laura não conseguiu manter o bom desempenho dos treinamentos e ficou na 20ª - e última - colocação, com 1min56seg66. A britânica Ashleigh Pittaway conquistou o título com 1min50seg23, à frente da alemã Hannah Neise, segunda, e da francesa Agathe Bessard, terceira. 

"O skeleton é um esporte muito imprevisível. Eu estava fazendo tempos melhores nos treinamentos, mas o meu trenó apresentou alguns problemas na primeira descida que me tiraram um pouco de velocidade. Eu estou um pouco frustrada porque sei que posso fazer muito melhor. Mas o que aconteceu hoje vai servir para me dar mais motivação", afirmou Laura, que obteve a 11ª melhor marca na largada (melhor do que a obtida pela medalhista de prata e bronze).

Curling

Ao lado do norte-americano Ben Richardson, a brasileira Giovanna Barros se transformou na primeira atleta brasileira a vencer uma partida no Curling olímpico. A equipe derrotou o time composto pelo chinês Hongrui Du e pela sueca Jenny Jonasson por 8 a 4. Neste sábado, Giovanna e Ben Richardson enfrentam Hogeon Kim (Coreia do Sul) e Maia Ramsfjell (Noruega) pelas oitavas de final das duplas mistas. 

Os outros brasileiros não tiveram tanta sorte. Elian Sabra competiu ao lado de Mary Fay, do Canadá, mas a dupla perdeu para o britânico Ross Whyte e a chinesa Yu Han por 9 a 5. Victor Santos jogou com Laura Engler, da Suíça, e foram derrotados por 9 a 1 pelo norueguês Andreas Haarstad e a chinesa Ruiyi Zhao. Por fim, Raissa Rodrigues e o russo German Doronin perderam de 9 a 5 do chinês Wenxin Zhang e da turca Berivan Polat. Independentemente do resultado, o intercâmbio cultural é muito importante para o time brasileiro de curling neste momento.

Resultados - 19/2

  • Esqui Livre: Lana Prusakova, da Rússia, foi a campeã do esqui livre slopestyle entre as mulheres com 77 pontos, à frente da francesa Lou Barin, prata, e da britânica Madison Rowlands, bronze. Entre os homens, o título olímpico da modalidade ficou com Birk Ruud, da Noruega, que alcançou 89.20 pontos em sua apresentação. Alexander Hall, dos EUA, foi o segundo e Finn Bilous, da Nova Zelândia, o terceiro. 
  • Hóquei no Gelo: nas semifinais femininas, a Suécia derrotou a Eslováquia por 5 a 0, enquanto que a República Tcheca fez 2 a 1 na Suíça. Entre os homens, a final é norte-americana: o Canadá derrotou a Finlândia por 4 a 3 e os EUA venceram a Rússia por 3 a 0. Neste sábado, acontece a disputa do bronze. A grande decisão será no domingo. 
  • Combinado Nórdico: na última disputa da modalidade, a Rússia conquistou o título na competição por equipe NH/3x3,3km com 26min16seg9. A Noruega conquistou a medalha de prata e a Alemanha ficou com o bronze.
  • Snowboard: no slopestyle, a prodígio norte-americana Chloe Kim conquistou o segundo ouro em Lillehammer com 88.25 pontos, à frente das finlandesas Elli Pikkujamsa e Henna Ikola, respectivamente prata e bronze. Nos homens, o título ficou com Jake Pates, também dos EUA, com 94.75 pontos. Vlad Khadarin, da Rússia, foi o segundo colocado e Rene Rinnekangas, da Finlândia, completou o pódio. 
  • Patinação de velocidade: na largada coletiva, última prova da modalidade, a sul-coreana Ji Woo Park venceu com 5min26seg55 entre as mulheres - a chinesa Mei Han foi a segunda e Min Sun Kim, também da Coreia do Sul, foi a terceira. No masculino, dobradinha coreana: Min Seok Kim foi o campeão com 5min26seg78, oito centésimos à frente de Jae Woong Chung - Allan Johansson, da Noruega, fechou o pódio. 

Brasileiros no monobob

Nesta sexta-feira aconteceu a última bateria de treinamento no monobob. E a expectativa em torno dos brasileiros só aumenta. Nas últimas duas descidas entre os homens, Marley Linhares obteve a terceira e a segunda melhor marca, inclusive sendo o melhor na largada! Já Jéssica Victória foi a quinta e a sexta colocadas!

O ideal é não criar expectativas - apesar dos resultados fantásticos obtidos por estes dois atletas! A disputa do monobob começa a partir das 7h (horário de Brasília), com a primeira descida feminina. Infelizmente o streaming do Comitê Olímpico Internacional não vai transmitir o evento. Resta apenas o tempo real do site oficial dos Jogos da Juventude de Inverno! 

Agenda - 20/2

Além do monobob, o penúltimo dia de disputa em Lillehammer distribui medalhas no esqui alpino, patinação artística, hóquei no gelo e patinação em pista curta - além do curling, com a fase eliminatória das duplas mistas. Informações e detalhes estão neste link!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.