Jogos da Juventude de Inverno - Dia 7

Altair Firmino compete na Noruega (Divulgação/COI)

Na sua despedida dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, na prova em que mais gosta, o brasileiro Altair Firmino conseguiu cumprir sua meta. O atleta esteve presente na prova dos 10km em técnica livre realizada em Lillehammer, na Noruega, na manhã desta quinta-feira.

O jovem competidor da CBDN terminou na 47ª posição, à frente do húngaro Mate Janos Gyallai e do chileno Elias Gonzalez. Ele teve o tempo de 29min54seg7, quase sete minutos atrás do primeiro colocado. No total, Altair conseguiu 295.83 pontos FIS, abaixo dos 300 pontos estipulados pela comissão técnica. 

"Gostei dessa prova e acho que foi uma das melhores que já fiz. Consegui aumentar o ritmo durante a competição e senti que, na segunda volta, fui mais rápido. Independentemente do resultado, fiquei feliz por ter feito uma prova do jeito que eu queria", comemorou o esquiador de 16 anos. 

A medalha de ouro ficou com o sul-coreano Magnus Kim, que completou o percurso em 23min04seg8. Vebjoern Hegdal, da Noruega, foi prata e Igor Fedotov, da Rússia, foi bronze. Nos 5km feminino, a russa Maya Yakunina foi a campeã com 12min58seg8, à frente da chinesa Chunxue Chi, segunda colocada, e da finlandesa Rebecca Immonen, terceira.

Esse foi o último dia de disputa do esqui cross-country nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. Com três provas realizadas, Altair Firmino despede-se da Noruega com uma marca que garantiria o índice olímpico B em Sochi. Certamente ele deve brigar por vaga nos Jogos de Inverno em Pyeongchang, na Coreia do Sul. 

Resultados - 18/2

  • Esqui Alpino: a suíça Aline Danioth conquistou sua segunda medalha de ouro no slalom com o tempo de 1min43seg21. A canadense Ali Nullmeyer ficou com a prata e a eslovena Meta Hrovat completou o pódio. 
  • Hóquei no Gelo: no desafio masculino de habilidades, o título olímpico ficou com o romeno Eduard Casaneanu, à frente do eslovaco Sebastian Cederle, segundo colocado, e do alemão Erik Betzold, bronze. O dia também contou com as últimas partidas da primeira fase: entre os homens, o Canadá fez 6 a 0 na Noruega e os EUA ganharam da Rússia de 4 a 2. No feminino, a Suécia fez 5 a 0 nas norueguesas e a República Tcheca derrotou a Suíça por 2 a 1. As semifinais estão decididas: Suécia x Eslováquia e República Tcheca x Suíça (feminino) e Canadá x Finlândia e EUA x Rússia (masculino). 
  • Esqui Saltos: a Eslovênia conquistou o título misto por equipes com 709.5 pontos. A Alemanha ficou na segunda posição e a Áustria completou o pódio. 

Brasileiros

Esta quinta-feira foi o último dia de treinamento do skeleton. Laura Nascimento ficou com a 12ª marca na primeira bateria e a 16ª na segunda entre as mulheres. No masculino, Robert Barbosa obteve o 19º tempo nas duas provas. No monobob, que ainda tem mais uma sessão de treinos, Jéssica Victória surpreendeu e conquistou o terceiro e quarto tempo. Já Marley Linhares foi o 5º e o 7º em suas baterias. 

Agenda - 19/2

Nesta sexta-feira o Brasil vai ter uma agenda cheia novamente nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. A partir das 6h (horário de Brasília) começa a disputa do skeleton, com duas corridas masculinas e outras duas femininas - Robert Barbosa e Laura Nascimento são os representantes nacionais. Depois, a partir das 7h, Michel Macedo encara o slalom no esqui alpino. 

Além disso, também às 6h, começa a disputa do Curling com duplas mistas (tanto no gênero quanto na nacionalidade). O "Time 8" tem Giovanna Barros e o neozelandês Ben Richardson. Elian Sabra e a canadense Mary Fay integram a "equipe 9". Victor Santos e a suíça Laura Engler estão no "time 21" e a Raissa Rodrigues integra o "time 28" com o russo German Doronin. É uma boa oportunidade para os jovens brasileiros aprenderem um pouco mais sobre o esporte. 

O dia ainda conta com disputas no esqui livre, hóquei no gelo, combinado nórdico, snowboard e patinação de velocidade. Mais informações está neste link.

Confira um vídeo com os melhores momentos do sétimo dia dos Jogos da Juventude de Inverno!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.