Jogos da Juventude de Inverno - Dia 4

Victor Santos, da equipe brasileira de curling (Reprodução/Facebook)

Era o último dia de disputa da equipe brasileira de curling e contra dois países tradicionais da modalidade (Noruega e Canadá). Porém, comprovando a gradual evolução registrada nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega, os jovens do Brasil conseguiram realizar suas melhores partidas. 

Contra a Noruega, realizada na manhã desta segunda-feira, o Brasil perdia por 4 a 2 após três ends, por exemplo, marcando dois pontos em um mesmo end e passando zerado em outro. É claro que a boa fase durou pouco. Nos ends seguintes os noruegueses fizeram 11 a 2 e fecharam a partida após o sexto período. 

Mais à tarde, contra os canadenses, os jovens brasileiros voltaram a marcar mais um ponto - por mais que o placar já registrava 11 a 0 para os rivais. No fim, uma derrota de 13 a 1 na despedida da equipe mista nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno. 

Como disse ontem, comemorar pontos solitários pode parecer ridículo, mas é apenas um pequeno passo diante da jornada que o curling brasileiro está enfrentando. Daqui alguns anos, esses tentos se transformarão em vitórias - e a última posição nas competições pode se tornar em classificações mais do que honrosas.

O último dia da primeira fase teve mais seis partidas pelo Grupo B (o mesmo do Brasil): Suécia 5 x 4 República Tcheca, Reino Unido 8 x 2 Estônia, Canadá 6 x 0 Coreia do Sul, Noruega 7 x 5 Coreia do Sul, Reino Unido 9 x 3 República Tcheca e Suécia 8 x 3 Estônia. Pela chave A, oito partidas: Rússia 5 x 3 Itália, Suíça 7 x 3 Turquia, Nova Zelândia 7 x 5 Japão, EUA 5 x 2 China, China 6 x 5 Nova Zelândia, EUA 9 x 3 Japão, Suíça 9 x Itália e Rússia 5 x 3 Turquia. 

Dessa forma, três partidas das quartas de final estão definidas: Suécia x Suíça, EUA x Noruega e Rússia x Reino Unido. Turquia e Itália jogam o tie-break para definir quem enfrenta o Canadá. Todas as partidas desta fase e as semifinais (com os vencedores das quartas) acontecem nesta terça-feira, dia 16. Na quarta-feira têm a grande decisão e a disputa pelo bronze. 

Depois, no dia 18, começa a competição de duplas mistas (tanto em gênero quanto em nacionalidade). Assim, os atletas brasileiros seguem na Noruega para disputarem mais provas no curling! 

Resultados - 15/2

Seis esportes distribuíram medalhas nesta segunda-feira nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno: 
  • Biatlo: Sivert Guttorm Bakken garantiu o primeiro ouro da Noruega ao vencer a prova de perseguição nos 10km. Ele obteve o tempo de 28min10seg7 e quatro tiros errados - os russos Egor Tutmin e Said Karimulla Khalili ficaram com a prata e bronze. Na perseguição feminina de 7,5km, a ucraniana Khrystyna Dmytrenko ficou com o ouro ao marcar 25min12seg9 e errar dois tiros. As medalhas de prata e bronze foram definidas no photo-finish: a norueguesa Marthe Johansen foi a segunda colocada, um centésimo à frente da francesa Laurent Jeanmonnot. 
  • Patinação Artística: a disputa masculina foi decidida na última apresentação. O japonês Sota Yamamoto foi o terceiro no programa longo, mas levou o ouro ao obter 215.52 pontos na somatória das notas. A segunda posição ficou com Deniss Vasiljevs, da Letônia, que fez 214.43! O russo Dmitri Aliev completou o pódio com 209.77. Nos pares, a dupla russa Ekaterina Borisova e Dmitry Sopot conquistaram o título com 168.66. Os tchecos Anna Duskova e Martin Bidar terminaram com a prata e os também russos Alina Ustimkina e Nikita Volodin completaram o pódio. 
  • Esqui Livre: nesta segunda-feira a modalidade conheceu os campeões do esqui cross. No feminino, a suíça Talina Gantenbein venceu a bateria decisiva e levou o ouro, deixando a australiana Zali Offord com a prata e a tcheca Klara Kasparova com o bronze. Entre os homens, o canadense Reece Howden conquistou o título, enquanto o belga Xander Vercammen foi o segundo e o australiano Louis Muhlen completou o pódio.
  • Luge: no luge, os jovens alemães tiveram dificuldades nesta segunda-feira. No feminino, o ouro olímpico foi para a canadense Brooke Apshkrum, com 1min46seg026 - Jessica Tiebel, da Alemanha, foi prata, e Madeleine Egle, da Áustria, foi bronze. Nas duplas, os italianos Felix Schwarz e Lukas Gufler levaram o título com 1min44seg260. Os alemães Hannes Orlamuender e Paul Gubitz terminaram na segunda posição e os russos Vsevolod Kashkin e Konstantin Korshunov ficaram na terceira colocação. 
  • Snowboard: a modalidade também conheceu os campeões no cross. No feminino, o ouro foi para a francesa Manon Petit, com a suíça Sophie Hediger conquistando a prata e a italiana Caterina Carpano levando o bronze. Entre os homens, Jake Vedder, dos EUA, foi o vencedor, com o australiano Alex Dickson em segundo e o alemão Sebastian Pietrzykowski em terceiro. 
  • Patinação de velocidade: os atletas competiram nos 1500 metros e a Coreia do Sul conquistou os dois ouros. No masculino, Min Seok Kim venceu com 1min51seg35, à frente do japonês Daichi Horikawa, prata, e do holandês Daan Baks, bronze. Entre as mulheres, Ji Woo Park ficou com o título ao marcar 2min03seg53 - Mei Han, da China, foi a segunda colocada e a italiana Noemi Bonazza completou o pódio. 
  • Hóquei no Gelo: ainda pela primeira fase da competição, aconteceram duas partidas na categoria masculina e outras duas na feminina. Entre os homens, o Canadá fez 5 a 1 na Finlândia e a Rússia goleou a Noruega por 13 a 1. Nas mulheres, a Suécia venceu a Eslováquia por 2 a 1 e a Suíça derrotou a Noruega por 3 a 1. 

Agenda - 16/2

Nesta terça-feira, o Brasil retorna à neve com Altair Firmino no esqui cross-country. Após competir na categoria cross, o jovem atleta encara o sprint em técnica clássica. A qualificação começa a partir das 6h50 no horário de Brasília. "Eu treinei mais para a prova de distância [quinta-feira], mas quanto mais eu competir, melhor. Não importa a prova", confirmou o jovem ao site da CBDN. 

Além do esqui cross-country, outros oito esportes distribuem medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno nesta terça-feira: esqui alpino, patinação artística, hóquei no gelo (com os desafios individuais de habilidade), luge, combinado nórdico, patinação em pista curta, esqui saltos e snowboard. Também acontecem mais quatro jogos do hóquei no gelo e os treinos oficiais de monobob e skeleton. Informações completas estão disponíveis aqui

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.