Circuito Brasileiro de Rollerski abre temporada no Kartódromo de Interlagos

Altair Firmino foi um dos destaques (Gustavo Longo/Brasil Zero Grau)

Lar de apaixonados pelo automobilismo e palco de grandes momentos da Fórmula 1, o autódromo de Interlagos recebeu neste sábado, dia 27 de fevereiro, a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski. O evento, organizado pela CBDN, recebeu os principais atletas de esqui cross-country e biatlo do país. 

Na verdade, mais do que receber a elite brasileira, serviu de porta de entrada para muitos jovens provenientes do Projeto Social Ski na Rua. Nada menos do que 45 crianças e adolescentes estiveram presentes na pista externa do Kartódromo em Interlagos - alguns já experientes em competições; outros realizando suas estreias e buscando inspiração nos próprios colegas de equipe.

Entre eles está Altair Firmino, que retornou ao país após disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno em Lillehammer, na Noruega. Ele começou no rollerski em maio de 2013 e, três anos depois, já conseguiu cravar resultados abaixo dos 300 pontos FIS - índice que o classificaria para os Jogos de Sochi, por exemplo.

"Antes eu treinava mais de brincadeira, mas aos poucos você começa a levar a sério. Ir para os Jogos da Juventude foi um dos principais objetivos, mas agora o próximo sonho é participar da Copa do Mundo", comentou o jovem ao Brasil Zero Grau. 

Altair, aliás, mostrou que vive grande fase tanto no rollerski quanto no cross-country. Ele foi o campeão júnior do sprint e da prova de perseguição na categoria júnior nesta primeira etapa do Circuito Brasileiro. Na primeira corrida, ele venceu Lucas Martins na decisão - Rhaick Bomfim foi o bronze. Depois, no distance, Rhaick foi o segundo e Lucas completou o pódio. 

Na categoria adulta, Victor Santos, mais um que saiu do projeto Ski na Rua, também conquistou duas medalhas de ouro. No sprint, ele derrotou Vitor Melo na bateria decisiva - Paulo Santos foi o terceiro. Já na perseguição, Victor aproveitou a vantagem de largar antes e voltou a vencer, deixando Paulo em segundo e Vitor Melo na terceira posição. 

Entre as mulheres, Bruna Moura venceu os dois duelos contra Gabriela Neres nesta primeira etapa do Circuito Brasileiro. Por fim, no rollerskicross sub-16, Gabriel foi o vencedor, com Victor José na segunda posição e Rafael Meira com o bronze. 

"Esta primeira etapa, na verdade, é uma forma de encerrarmos bem a temporada dos nossos atletas de esqui cross-country e conseguirmos realizar uma prova em São Paulo, permitindo a maior participação dos jovens do projeto Ski na Rua. Após o sucesso desta primeira prova, teremos mais três ao longo do ano e duas delas devem ser válidas para o ranking internacional da FIS", comemorou Pedro Cavazzoni, CEO da CBDN. 

A temporada dos atletas de esqui cross-country ainda não acabou. Eles devem seguir em treinamento ao longo do mês de março e devem descansar apenas em abril. Em maio começa a pré-temporada e em junho deve ocorrer a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Rollerski. 

Confira algumas cenas captadas pelo Brasil Zero Grau na primeira etapa do Circuito de Rollerski em Interlagos: 
...

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.