Javier Fernandez é tetracampeão europeu de patinação artística no gelo

Javier Fernandez vive grande fase (Divulgação/ISU)

Javier Fernandez é o primeiro patinador espanhol a conquistar uma medalha em um torneio da ISU. Ele também recolocou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno nesta modalidade após 58 anos. Não bastasse isso, é o atual campeão mundial de patinação e, neste fim de semana, conquistou o tetracampeonato europeu!

O competidor espanhol foi, sem dúvida, o grande nome da competição, realizada em Bratislava, na Eslováquia. Sem rivais à altura (Yuzuru Hanyu é japonês e, portanto, não disputa o Europeu), Fernandez conseguiu 302.77 pontos em suas duas apresentações e levou o quarto ouro do torneio. 

O israelense Alexei Bychenko também surpreendeu: com 242.56 pontos, ficou com a medalha de prata - sua primeira conquista em um torneio de alto escalão na patinação artística e também a primeira medalha de Israel nesta competição. O russo Maxim Kovtun completou o pódio com 242.21. Florent Amodio, que nasceu no Brasil, mas compete pela França, foi o quarto colocado e por muito pouco não sobe ao pódio. 

No feminino, a Rússia, como era de se esperar, colocou suas três atletas no pódio. A jovem Evgena Medvedeva segue os passos de sua compatriota Tuktamysheva no ano passado: após conquistar o Grand Prix final, ela também venceu o Europeu com 215.45 pontos, apesar de estar em sua primeira temporada na categoria senior. Elena Radionova foi prata, com 209.99, e Anna Pogorilaya foi bronze, com 187.05. 

Nos pares, a equipe russa conquistou sua segunda medalha dourada com a dupla Tatiana Volosozhar e Maxim Trankov, que alcançou 222.66 pontos. Os alemães Aliona Savchenko e Bruno Massot ficaram na segunda posição, com 200.78, e os russos Evgenia Tarasova e Vladimir Morozov completaram o pódio, com 197.55. 

Por fim, na dança no gelo, o casal francês Gabriella Papadakis e Guillaume Cizeron conquistou o título ao marcar 182.71 pontos em suas apresentações. A medalha de prata ficou com os italianos Anna Cappellini e Luca Lanotte, com 178.01, e o bronze foi para os russos Ekaterina Bobrova e Dmitri Soloviev, com 176.50. 

Agora, os atletas europeus descansam, pois os representantes dos demais continentes se preparam para a disputa do Quatro Continentes, evento similar ao Europeu e que reúne representantes da América, África, Oceania e Ásia. O evento acontece entre os dias 16 e 21 de fevereiro, em Taiwan, e a brasileira Isadora Williams estará presente. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.