Finlândia é campeã do Mundial Júnior de Hóquei no Gelo

Finlândia comemora título do Mundial sub-20 (Andre Ringuette/HHOF-IIHF Images)

Os mais de 13 mil torcedores finlandeses que lotaram a Hartwall Arena, em Helsinque, tiveram muito o que comemorar nesta terça-feira, dia 5 de janeiro. A seleção sub-20 do país conquistou o título mundial de hóquei no gelo após vencer a Rússia por 5 a 4 em uma eletrizante decisão definida apenas no overtime.

Este é o quarto título da Finlândia nesta competição, sendo a segunda em três anos - antes, a equipe já havia vencido em 2014, 1998 e 1987. Na disputa pelo bronze, os EUA atropelaram a Suécia por 8 a 3 e terminaram com a terceira colocação. Já a Bielorrússia perdeu as duas partidas para a Suíça e foi rebaixada para a Divisão 1. 

O jogo não foi nada fácil. A Rússia abriu 1 a 0 no primeiro tempo, com Kamenev. A Finlândia empatou apenas no terceiro período, Patrick Laine, mas um minuto depois tomou o segundo gol. O time da casa partiu para cima e conseguiu virar o jogo, com gols de Aho e Rantanen. 

O título parecia encaminhado, mas a Rússia buscou o empate literalmente no último lance: sem goleiro, os russos marcaram o terceiro gol com Svetlakov. Mas a frustração da torcida durou apenas 1min33 do overtime. Com assistência de Saarela, Kasperi Kapanen fez o gol que recolocou o sorriso no rosto de todos os finlandeses. 

A medalha de ouro consagra uma geração muito talentosa da Finlândia, comandada pelo fantástico jogador Jesse Puljujarvi. Com cinco gols e 12 assistências, ele foi eleito o MVP do torneio. Além dele, destaque para Sebastian Aho (cinco gols e nove assistências) e Patrick Laine (sete gols e seis assistências). Os três são cotados para entrarem no Top 10 do Draft da NHL neste ano. 

Em 2017, o Mundial sub-20 de Hóquei no Gelo acontece em Toronto, no Canadá. É uma ótima oportunidade para o país norte-americano se redimir do vexame desta temporada. Atual campeão e mantendo a base do ano passado, os canadenses perderam três partidas e foram eliminados nas quartas de final.

Confira abaixo o resumo da grande decisão do Mundial sub-20 de Hóquei no Gelo:

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.