Brasileiros participam de clínica na patinação artística

Brasileiros participam de aulas em Oberstdorf (Divulgação/Márcio Pereira)

Uma delegação de jovens brasileiros praticantes da patinação artística no gelo está em Oberstdorf, na Alemanha. Sob coordenação de Márcio Pereira, um dos principais treinadores da modalidade no país, a equipe deseja aprofundar o aprendizado no esporte. As atividades terminam no dia 24 de janeiro.

No total, cinco atletas estão presentes: as irmãs Luisa e Beatriz Salles (18 e 14 anos, respectivamente), Julia Tamietti, 16, Rafael Cavalcante, 25, e o jovem Thomas Fernandes, 14. Este último, aliás, é mais uma descoberta para o Brasil. Ele nasceu em Londres, mas é filho de uma brasileira e deseja seguir no esporte. Olho nele, CBDG!

São oito dias de treinamento pesado, em que os participantes passam oito horas semanais dentro do gelo - normalmente, no Brasil, não passa de duas horas por semana! A coordenação das atividades ficaram com as treinadoras locais Verena Seibert e Jessica Füssinger, curiosamente mãe e filha. Os atletas também tiveram uma masterclass com Gary Beacom, vice-campeão canadense em 1983 e 1984 e conhecido por seus movimentos ousados. 

Além disso, fora do gelo, os brasileiros passaram por avaliações e correções de pisada, inclusive com desenvolvimento de palmilhas ortopédicas, e sessões de massagem para a panturrilha e pernas com a japonesa Ryoko Natori. Ex-treinadora de patinação do Canadá e estudiosa da medicina do esporte, ela desenvolveu soluções que reduzem o impacto e diminuem consideravelmente o risco de lesão. 

"O objetivo é criar uma ponte entre o Brasil e Oberstdorf com o intuito de desenvolver futuros atletas e proporcionar um período de treinamento em alto rendimento", comentou Márcio Pereira ao Brasil Zero Grau. 

O sucesso desta primeira clínica já faz o treinador sonhar alto. A meta, agora, é realizar um summer camp em agosto, em pleno verão europeu. "Pretendo tornar este projeto semestral. Em agosto quero fazer em dez dias, com seis ou oito de treinamento mais intenso", prossegue Márcio, que até estipulou uma data: 29 de julho a 7 de agosto. 

Com uma população de aproximadamente 10 mil pessoas, Oberstdorf é o paraíso para amantes dos esportes de inverno. A cidade conta com competições periódicas de esqui saltos e o Eissportzentrum (Centro de Esportes de Gelo) é um dos mais modernos da Europa, com três rinks cobertos que atraem atletas do quilate como Aljona Savchenko, Michal Brezina e a ex-campeã mundial de patinação Carolina Kostner. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.