Noruega já lidera a Copa do Mundo de esqui cross-country

Martin Sundby vence disputa apertada (Divulgação/NordicFocus)

A Copa do Mundo de esqui cross-country começou neste fim de semana, em Ruka, na Finlândia, mas parece que é uma continuação do ano anterior. Em seis disputas realizadas, os atletas noruegueses conquistaram nada menos do que seis ouros e já lideram a classificação geral da modalidade no feminino e masculino.

Therese Johaug e Martin Sundby foram os grandes destaques, com duas medalhas douradas cada. A primeira venceu os 5km em técnica livre com 11min23seg8, seguida pelas suecas Charlotte Kalla e Ida Ingemarsdotter, respectivamente prata e bronze. Depois, nos 10km de perseguição no estilo clássico, Johaug conseguiu 27min22seg3, deixando Stina Nilsson, da Suécia, na segunda posição e a também norueguesa Ingvild Oestberg em terceira. 

Já Sundby venceu os 10km estilo livre com 21min05seg5, à frente do canadense Alex Harvey, medalhista de prata, e o experiente suíço Dario Cologna, bronze. Depois, nos 15km de perseguição na técnica clássica, no norueguês conquistou o ouro com 37min10seg0, com seus compatriotas Peter Northug Jr. e Finn Haagen Krogh conquistando a prata e o bronze, respectivamente. 

Apenas no sprint clássico tivemos vencedores diferentes - apesar de também serem da Noruega! Maiken Falla levou a melhor na prova de velocidade feminina, chegando à frente de Stina Nilsson, prata, e sua compatriota Ragnhild Haga, bronze. Entre os homens, o vencedor foi Sondre Fossli, com os noruegueses Erik Brandsdal na segunda posição e Peter Northug Jr. em terceiro. 

Dessa forma, Therese Johaug já lidera o ranking feminino, com 313 pontos, contra 280 de Stina Nilsson. Martin Sundby é o primeiro no masculino, com 314 pontos, seguido por Peter Northug Jr. com 248. A próxima etapa da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country acontece em Lillehammer, na Noruega, entre os dias 5 e 6 de dezembro.

Cancelamento

Neste fim de semana, a cidade de Ruka também organizaria a Copa do Mundo de Esqui Saltos e Combinado Nórdico, mas os fortes ventos na região impediram a realização dos saltos dos competidores. Dessa forma, os eventos foram cancelados. As duas modalidades têm competições previstas em Lillehammer no próximo fim de semana. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.