Mundial Júnior de Hóquei no Gelo começa na Finlândia

Canadá (vermelho) duela contra os EUA na abertura (Matt Zambonin/HHOF-IIHF Images)

O período entre Natal e Ano Novo costuma ser morto no esporte, mesmo entre as modalidades que seguem a temporada boreal (de outubro a abril). Entretanto, em Helsinque, na Finlândia, os rinks de gelo devem esquentar a partir deste sábado, dia 26. Isso porque a cidade organiza a edição 2016 do Mundial de Hóquei no Gelo masculino júnior. 

O evento termina no dia 5 de janeiro, com a grande decisão desta temporada. No total, 10 seleções, divididas em cinco grupos, lutam pelo título. No ano passado, o Canadá foi o campeão ao derrotar a Rússia por 5 a 4 na final - a Eslováquia surpreendeu a Suécia e completou o pódio.

O regulamento é bem simples. As equipes jogam dentro de suas chaves em turno único e as quatro melhores avançam para as quartas de final. A partir daí, eliminatória simples, com o primeiro de um grupo enfrentando o quarto colocado do outro, o segundo contra o terceiro e assim por diante. Quem vencer avança para a semi e, posteriormente, para a final - tudo em jogo único!

Neste ano, três dos favoritos caíram na mesma chave e devem duelar na primeira fase pela primeira posição do Grupo A: Canadá, Estados Unidos e Suécia. Suíça e Dinamarca devem lutar pela quarta posição. Já o Grupo B conta com Rússia e Finlândia como principais seleções, e tem ainda as equipes de Eslováquia, República Tcheca e Bielorrússia. 

A primeira rodada começou no sábado, dia 26, com quatro jogos. A Rússia venceu a República Tcheca por 2 a 1, a Finlândia atropelou a Bielorrússia por 6 a 0, a Suécia derrotou a Suíça por 8 a 3 e os Estados Unidos venceram o clássico das Américas contra o Canadá por 4 a 2, em um jogaço! 

Neste domingo, mais duas partidas: Bielorrússia enfrenta a Eslováquia às 12h e a Dinamarca pega a Suíça às 16h - ambos no horário brasileiro de verão. A fase inicial termina no dia 31 de dezembro de 2015!

Fique de olho

Mas por que é importante acompanhar um Mundial sub-20 de hóquei no gelo? A resposta é bem simples: a competição reúne as principais revelações da modalidade, que deverão compor o Draft 2016 da NHL, a principal liga de hóquei no gelo do planeta. 

O nome mais badalado é do jovem Auston Matthews. No ano passado, ele liderou os Estados Unidos ao título do Mundial juvenil (sub-18) e, agora, é a estrela da equipe norte-americana. O jovem atleta é cotadíssimo para ser o Pick #1 deste ano.

A seleção canadense também está muito forte, com o intuito de conquistar o bicampeonato. O time conta com incríveis 12 jogadores que já foram recrutados por times da NHL no Draft deste ano. O destaque é o jovem Brayden Point, presente no título do ano passado e alçado à capitão canadense nesta temporada. 

Na Suécia, o nome mais comentado é de William Nylander, que é o principal nome da AHL, liga inferior que serve como porta de entrada para a principal competição de hóquei no gelo do planeta. Por fim, a Finlândia também possui dois nomes bem cotados: Jesse Puljujarvi e Patrik Laine, apontados facilmente como escolhas Top 10 do Draft de 2016. 

Como se vê, é realmente o futuro do hóquei no gelo que está em jogo. As informações completas sobre as partidas, classificação e detalhes de cada rodada, você encontra neste link!

Confira abaixo um vídeo com os melhores momentos da partida entre EUA e Canadá na primeira rodada! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.