Modalidades do Esqui Nórdico organizam Copas do Mundo

Pela segunda vez nesta temporada, as três modalidades de esqui nórdico organizaram suas etapas da Copa do Mundo. Os melhores atletas de esqui cross-country, esqui saltos e combinado nórdico estiveram em diferentes pontos na Europa. Confira os resultados abaixo:

Cross-Country

Martin Sundby comemora mais uma vitória no cross-country (NordicFocus)

A etapa da Copa do Mundo de Esqui Cross-Country aconteceu em Toblach, na Itália, e manteve a liderança do ranking para os noruegueses Martin Sundby e Therese Johaug. Cada um dos atletas conquistou uma medalha de ouro em provas de distance neste domingo, dia 20. 

Johaug foi a mais rápida nos 10km estilo clássico feminino com o tempo de 27min22seg4, à frente da finlandesa Krista Parmakoski, prata, e da também norueguesa Ingvild Oestberg, bronze. Já Sundby venceu os 15km clássico masculino com 35min27seg4, deixando o russo Alexander Bessmertnykh na segunda posição e Sjur Roethe, da Noruega, em terceiro. 

No sábado, durante o sprint em técnica livre, a norueguesa Maiken Falla foi a mais rápida na bateria decisiva e ficou com o ouro, deixando Oestberg com a prata e a sueca Stina Nilsson com o bronze. Entre os homens, o italiano Federico Pellegrino foi o mais rápido, seguido por Simeon Hamilton, dos EUA, e Andrew Young, do Reino Unido. 

Therese Johaug lidera o ranking feminino com 655 pontos, contra 543 de Ingvild Oestberg. Martin Sundby possui uma vantagem maior entre os homens, com 688 pontos contra 375 de Peter Northug Jr. A Copa do Mundo de Esqui Cross-Country retorna apenas em 2016, logo no dia 1º de janeiro, com a abertura do Tour de Ski em Lenzerheide, na Suíça.

Esqui Saltos

Peter Prevc vence a terceira prova seguida na temporada (NordicFocus)

A elite masculina do esqui saltos esteve em Engelberg, na Suíça, para mais uma etapa da Copa do Mundo da modalidade. As provas aconteceram em uma montanha HS 137 entre os dias 18 e 20 de dezembro e ratificaram o esloveno Peter Prevc na liderança da competição com 564 pontos, deixando o alemão Severin Freund em segundo, com 399. 

A vantagem foi obtida graças aos dois ouros conquistados pelo atleta nas duas provas realizadas. Na primeira, Peter Prevc conseguiu 297.1 pontos em seu salto, à frente de seu irmão Doman Prevc, prata, e do japonês Noriaki Kasai, bronze. Na segunda disputa, o competidor da Eslovênia conseguiu 304.2 pontos, à frente de Michael Hayboeck, da Áustria, e Kenneth Gangnes, da Noruega - respectivamente segundo e terceiro colocados. 

A Copa do Mundo de Esqui Saltos prossegue ainda neste ano. A cidade alemã de Oberstdorf realiza saltos no dia 28 de dezembro. É a abertura da tradicional competição Four Hills, que reúne as quatro principais montanhas do esporte. 

Combinado Nórdico

Magnus Moan comemora vitória (NordicFocus)

A montanha de Ramsau am Dachstein, na Áustria, abrigou a segunda etapa da Copa do Mundo de Combinado Nórdico desta temporada. Foram duas provas individuais que combinaram um salto HS98 com uma disputa de 10km no esqui cross-country. 

Na primeira, a vitória ficou com o norueguês Magnus Moan, que conseguiu 22min17seg3 e levou a melhor em cima de seu compatriota Magnus Krog na desvantagem - Jarl Riiber completou o pódio. Na segunda prova, o alemão Fabian Riessle ficou com o ouro ao marcar 21min56seg5, deixando Riiber com a prata e Manuel Faisst, da Alemanha, com o bronze. 

Após três provas individuais, Magnus Krog lidera o ranking da Copa do Mundo de Combinado Nórdico com 257 pontos, contra 249 do alemão Fabian Riessle. Agora, a competição retorna em 2016, com a terceira etapa em Klingenthal, na Alemanha, entre 2 e 3 de janeiro.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.