Holanda abriga Copa do Mundo de patinação de velocidade

Berço da fortíssima equipe holandesa de patinação de velocidade, Heerenveen, nos Países Baixos, abrigou a quarta etapa da Copa do Mundo da velocidade desta temporada. Foi a última competição do ano - agora, o evento retorna apenas entre os dias 29 e 31 de janeiro de 2016. Confira os resultados abaixo: 

Disputa feminina

Heather Richardson (Divulgação/ISU)

Nas provas de curta distância, as asiáticas dominaram. A sul-coreana Sang-Hwa Lee venceu a primeira corrida de 500 metros com 37seg59, deixando as norte-americanas Brittany Bowe e Heather Richardson com a prata e bronze, respectivamente. Na segunda disputa dos 500 metros, a vitória foi da chinesa Jing Yu, com 37seg84 - à frente de Richardson, segunda, e da também chinesa Hong Zhang, terceira. 

Nos 1000 metros, Bowe levou o ouro com 1min14seg49, com Heather Richardson conquistando a prata e a holandesa Marrit Leenstra levando o bronze. Nos 1500 metros, Richardson e Brittany Bowe inverteram as posições: a primeira levou o ouro com 1min55seg29, deixando sua compatriota na segunda posição - Leenstra mais uma vez fechou o pódio. 

A tcheca Martina Sablikova venceu os 3 mil metros com 4min03seg50, à frente da holandesa Annouk van der Weijden e da russa Olga Graf. Na largada coletiva, a japonesa Misaki Oshigiri levou o ouro com 8min22seg80, deixando Carien Kleibeuker, da Holanda, com a prata, e Ivanie Blondin, do Canadá, com o bronze.

Por fim, nas provas por equipe, a Holanda venceu o sprint com 1min29seg23 e o Japão conquistou o ouro na perseguição com 2min59seg58. Os resultados completos podem ser vistos aqui. No ranking geral feminino, a liderança provisória é de Heather Richardson, com 1020 pontos. 

Disputa masculina

Pavel Kulizhnikov (Divulgação/ISU)

Entre os homens, os russos dominaram os 500 metros. Ruslan Murashov venceu a primeira prova com 34seg67, deixando o canadense Alex Boisvert-Lacroix com a prata e o norueguês Espen Aarnes Hvammen com o bronze. Depois, Pavel Kulizhnikov levou o ouro com 34eg48, deixando seu compatriota Aleksey Yesin em segundo e Lacroix em terceiro. 

Nos 1000 metros, Kulizhnikov conquistou a segunda vitória ao marcar 1min08seg16 e foi seguido pelo também russo Denis Yuskov - Kjeld Nuis, da Holanda, completou o pódio. Nos 1500 metros, a vitória ficou com o norte-americano Joey Mantia ao marcar 1min44seg26 e chegar à frente de Yuskov, segundo, e Kjeld Nuis, em terceiro. 

Nos 5 mil metros, a Holanda conseguiu uma dobradinha: Sven Kramer foi ouro ao completar o percurso em 6min14seg99 e Jorrit Bergsma ficou com a prata - o belga Bart Swins foi bronze. Na largada coletiva, Arjan Stroetinga conquistou a segunda medalha dourada holandesa com o tempo de 7min22seg37. O italiano Fabio Francolini foi o segundo e o sul-coreano Seung-Hoon Lee fechou o pódio. 

Nas provas por equipe, o Canadá venceu o Sprint com 1min19seg75 e a Holanda ganhou a disputa de perseguição com 3min43seg77. A liderança provisória da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade entre os homens é de Kjeld Nuis, com 630 pontos. Os resultados completos podem ser conferidos neste link.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.