Estrelas vencem na abertura da Copa do Mundo de Biatlo

Como já é tradicional, a cidade sueca de Östersund sediou a etapa de abertura da Copa do Mundo de Biatlo na última semana. Foi uma maratona de provas, com seis disputas individuais e outras duas por equipes. Confira os resultados: 

Feminino

Kaisa Makarainen vence no feminino (IBU/Evgeny Tumashov)

No individual 15km, a vitória foi da italiana Dorothea Wierer, com 42min17seg0 e desempenho perfeito no estande de tiro. A francesa Marie Dorin Habert ficou com a prata, 14 segundos atrás e dois tiros errados, e a ucraniana Olena Pidhrushna completou o pódio com 42min54seg8 e nenhum tiro desperdiçado. 

No sprint 7,5km, a tcheca Gabriela Soukalova venceu com 19min46seg2 e todos os tiros certos. A italiana Federica Sanfilipo foi a segunda colocada, 15 segundos atrás e também sem errar os tiros. Já Olena Pidhrushna repetiu o bronze ao completar o percurso em 20min24seg6 e dois tiros errados. 

Por fim, na prova de perseguição 10km, a finlandesa Kaisa Makarainen errou dois tiros, mas venceu com 30min45seg1, dois segundos à frente da italiana Dorothea Wierer, medalhista de prata - a alemã Franziska Hildebrand foi a terceira com 30min48seg4. 

Masculino

Martin Fourcade comemora dois ouros (IBU/Evgeny Tumashov)

Entre os homens, o destaque foi o francês Martin Fourcade com duas medalhas de ouro. Primeiro, ele venceu a prova de sprint 10km com 24min02seg0 e dois tiros errados, ficando à frente do alemão Arnd Peiffer, prata, e do norueguês Ole Bjoerndalen, bronze. 

Depois, nos 12,5km de perseguição, o competidor da França fez 31min22seg4 e levou o ouro mesmo com três tiros errados. Peiffer repetiu a segunda posição ao chegar 35 segundos atrás (mesmo com dois tiros certos a mais). O também francês Quentin Fillon Maillet completou o pódio com 32min17seg6 e dois tiros desperdiçados.

Mas foi no individual 20km que aconteceu um fato marcante. Aos 41 anos, a lenda norueguesa Ole Björndalen venceu a disputa com 50min14seg5 e desempenho perfeito no estande de tiro! Foi sua 96ª vitória em Copas do Mundo, o que enriquece ainda mais o currículo de oito ouros olímpicos e 19 medalhas em Mundiais de Biatlo! Simon Schempp, da Alemanha, foi o segundo, e Alexey Volkov, da Rússia, foi o terceiro. 

Equipes

Nas duas provas por equipe, a delegação norueguesa foi dominante. No revezamento simples, o país escandinavo venceu com 36min27seg3, 12 segundos à frente do Canadá, prata, e 13.2 segundos da Alemanha, bronze. Depois, no revezamento misto 2x6km e 2x7.5km, a Noruega venceu com 1h11min42seg6 - a Alemanha ficou na segunda posição e a República Tcheca foi a terceira. 

No ranking geral da Copa do Mundo, Gabriela Soukalova lidera com 140 pontos, cinco a mais do que Dorothea Wierer. Entre os homens, Martin Fourcade também tem 140 pontos, contra 138 de Ole Björndalen. A segunda etapa da Copa do Mundo de Biatlo acontece entre os dias 10 e 13 de dezembro em Hochfilzen, na Áustria. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.