Com vagas, Brasil estreia no monobob e skeleton olímpicos

Jovens representaram muito bem o Brasil (Divulgação/CBDG)

Quem gosta de esporte olímpico no Brasil certamente já deve ter visto a notícia; o país conseguiu classificar quatro atletas no monobob e no skeleton para os Jogos Olímpicos de Inverno, em fevereiro de 2016, na cidade norueguesa de Lillehammer. O feito foi obtido nas provas realizadas nesta quarta e quinta-feira, na mesma pista onde serão realizados os Jogos. 

Robert Barbosa e Laura Nascimento, no skeleton, e Marley Linhares e Jéssica Victória, no monobob, são os responsáveis em levar o nome do Brasil para a segunda edição do evento. Ao lado de outros quatro atletas do Curling, também já classificados, a CBDG confirma a presença de oito jovens na delegação logo em sua estreia - em 2012, apenas dois esquiadores alpinos representaram o país. 

Nas últimas provas do skeleton, Laura ficou na 22ª posição no primeiro dia, com 58seg87, e 21ª no segundo dia, com o tempo de 58seg59 - a britânica Ashleigh Fay Pittaway venceu as duas corridas. Dessa forma, Laura terminou o ranking na 14ª posição, com 292 pontos - dentro das 20 melhores que garantem classificação direta - Savannah Fracasso também tinha boas chances se não tivesse se machucado durante os treinos. 

Entre os homens, Robert Barbosa ficou na 35ª posição geral ao marcar 59seg15 na primeira corrida. No dia seguinte, avançou uma colocação mesmo com um tempo pior: 59seg56. O russo Evgeny Rukosuev venceu as duas provas e soma incríveis quatro ouros em quatro provas disputadas. O fechamento do ranking colocou o brasileiro na 23ª colocação, com 156 pontos. Mesmo assim, ele entra graças às realocações que vão ocorrer até o fim do ano. 

A emoção tomou conta das redes sociais. Laura Nascimento, por exemplo, lembrou no Facebook que tiveram "uma longa preparação física para um esporte que não saberíamos como era e como nos daríamos. E o resultado foi melhor impossível. Está rendendo minha maior experiência esportiva". 

E os dois atletas de skeleton não estão sozinhos nessa. Marley Linhares e Jéssica Victória também confirmaram suas classificações no monobob. Marley, por exemplo, foi décimo colocado nas duas provas realizadas em Lillehammer (1min57seg79 na primeira e 1min57seg69 na segunda) e ocupa a incrível quarta posição no ranking geral, com 508 pontos. 

No feminino, Jéssica terminou na 12ª posição do primeiro dia, com 2min01seg28 (Laura Nolte, da Alemanha, venceu) e depois foi a nona colocada, com 2min00seg70 (novamente com vitória de Nolte). Os resultados a mantém na quarta posição do ranking, com 478 pontos, atrás apenas de três britânicas. 

Com a sensação de dever cumprido, o time júnior da CBDG no skeleton e monobob se despedem de Lillehammer já com data para voltar. Os Jogos da Juventude de Inverno acontecem entre 12 e 21 de fevereiro de 2016. Antes, porém, acontece a última etapa classificatória para o monobob no dia 9 de janeiro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.