Copa do Mundo de Patinação Velocidade acontece nos EUA

Heather Richardson no alto do pódio (Divulgação/ISU)

Depois da primeira etapa realizada em Calgary, no Canadá, a Copa do Mundo de patinação de velocidade desceu um pouco até Salt Lake City, nos Estados Unidos, para a segunda disputa desta temporada. O evento aconteceu entre os dias 20 e 22 de novembro na tradicional cidade norte-americana. 

Com 530 pontos, Heather Richardson lidera a classificação geral da Copa do Mundo de patinação de velocidade no feminino. Entre os homens, a primeira colocação é do belga Bart Swings, com 450 pontos. 

Os resultados completos podem ser conferidos neste link. A terceira etapa da competição acontece entre os dias 4 e 6 de dezembro, na cidade alemã de Inzell. Confira o relato completo da segunda disputa da patinação de velocidade: 

Feminino

A chinesa Hong Zhang foi a principal atleta nos 500 metros entre as mulheres ao vencer as duas provas. Na primeira, ela fez o tempo de 36seg56, à frente das norte-americanas Brittany Bowe, prata, e Heather Richardson, bronze. Depois, com 36seg82, ela chegou UM centésimo à frente da sul-coreana Sang Hwa Lee, segunda colocada - Bowe completou o pódio. 

Nas provas de média distância, Heather Richardson venceu nos 1500 metros com 1min50seg85, deixando Brittany Bowe com a prata e a tcheca Martina Sablikova com o bronze. Nos 1000 metros, foi a vez de Bowe vencer, com 1min12seg18, deixando Zhang com a prata e Richardson com o bronze. 

Sablikova, porém, venceu em sua especialidade: a disputa de longa distância. Nos 5 mil metros, ela conseguiu a marca de 6min47seg42. A russa Natalya Voronina ficou na segunda posição e a canadense Ivanie Blondin foi bronze. Na largada coletiva, a holandesa Irene Schouten venceu com 8min27seg19, à frente de Blondin, prata, e Misaki Oshigiri, do Japão, bronze. Por fim, na disputa de sprint por equipes, a China venceu com 1min24seg65. 

Masculino

Entre os homens, Pavel Kulizhnikov segue imbatível. O russo venceu os 500 metros com 33seg98, novo recorde mundial - Mitchell Whitmore, dos EUA, ficou com a prata e o canadense William Dutton foi bronze. Depois, nos 1000 metros, ele venceu com 1min06seg70, à frente dos holandeses Kjeld Nuis e Gerben Jorritsma. Na segunda prova dos 500 metros, conquistou seu terceiro ouro do fim de semana com 34seg13, à frente dos canadenses Dutton e Dubreuil. 

Nos 1500 metros, a vitória ficou para Kjeld Nuis, com 1min42seg14, deixando os norte-americanos Joey Mantia e Shani Davis com a prata e bronze, respectivamente. Nos 10 mil metros, o canadense Ted-Jan Bloemen quebrou o segundo recorde mundial do fim de semana ao vencer com 12min36seg30 - o holandês Sven Kramer, antigo detentor da marca, foi prata e Jorrit Bergsma, também da Holanda, completou o pódio. 

Por fim, na largada coletiva, o holandês Arjan Stroetinga venceu com 7min19seg76, deixando Fabio Francolini, da Itália, com a prata, e o belga Bart Swings com o bronze. Já na prova de sprint por equipe a vitória foi do time canadense, com 1min17seg75. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.