Canadá abre a Copa do Mundo de patinação de velocidade

Pavel Kulizhnikov no alto do pódio, mais uma vez (Divulgação/ISU)

Além da Copa América de Bobsled e Skeleton, a cidade canadense de Calgary sediou neste último fim de semana a etapa de abertura da Copa do Mundo de Patinação de Velocidade. A competição aconteceu entre sexta e domingo e reuniu os principais atletas da modalidade. 

Como era de se esperar, os ouros foram divididos entre Rússia, EUA, Holanda, China e Coreia do Sul, os cinco principais países de patinação de velocidade. Confira abaixo um resumo com os principais resultados desta primeira etapa:

Feminino

Nos 500 metros, a sul-coreana Sang Hwa Lee venceu a primeira prova com 36seg96, deixando Hong Zhang, da China, com a prata, e a norte-americana Brittany Bowe com o bronze. Na segunda disputa, Zhang deu o troco e venceu com 36seg94. Lee foi a segunda colocada e Heather Richardson, dos EUA, completou o pódio.

Nas provas de média distância, os Estados Unidos fizeram dobradinha. Heather Richardson venceu os 1000 metros com 1min12seg51, seguida por Bowe - Hong Zhang levou o bronze. Nos 1500 metros, a posição se inverteu. Brittany Bowe venceu com 1min51seg59, deixando Richardson na segunda colocação - Martina Sablikova, da República Tcheca, foi a terceira. 

Mas nos 3000 metros, Sablikova levou a melhor com 3min57seg21. Irene Schouten foi a prata e Natalya Voronina com o bronze. Na largada em massa, a sul-coreana Bo-Reum Kim venceu com 8min36seg04, novamente deixando Schouten na segunda posição e a canadense Ivanie Blondin na terceira colocação. 

Nas disputas por equipe, a Holanda conquistou dois ouros. Primeiro no sprint, com 1min18seg79, com EUA levando a prata e Rússia o bronze. Na prova por perseguição, o país europeu, uma das potências deste esporte, fez 2min56seg11. 

Masculino

Pavel Kulizhnikov, da Rússia, foi o grande nome dos 500 metros ao vencer as duas provas. Na primeira, ele marcou 34seg11, deixando o finlandês Mika Poutala com a prata e o canadense William Dutton com o bronze. Depois, o russo conseguiu o tempo de 34seg00 e foi seguido por Dutton e pelo também canadense Alex Boisvert-Lacroix, medalhista de bronze. 

Nos 1000 metros, a vitória foi do holandês Gerben Jorritsma, com 1min07seg20 - Pavel Kulizhnikov foi prata e Kjeld Nuis, também da Holanda, levou o bronze. Nos 1500 metros, o ouro ficou com o russo Denis Yuskov após marcar o tempo de 1min41seg88 - Bart Swings, da Bélgica, foi o segundo e Joey Mantia, dos EUA, surpreendeu e fechou o pódio,

Nas provas de longa distância, Sven Kramer liderou a dobradinha holandesa nos 5000 metros ao vencer com 6min08seg61, deixando seu compatriota Jorrit Bergsma em segundo - Ted-Jan Bloemen, do Canadá, foi o terceiro. Na largada em massa, Bart Swings venceu com 7min31seg30 e viu Bergsma conquistar a segunda prata e Reyon Kay, da Nova Zelândia, ficar com o bronze. 

Por fim, nas provas por equipe, o Canadá venceu a disputa de perseguição com 3min39seg32, seguida por Coreia do Sul, prata, e Itália, bronze. No sprint, o Japão venceu com 1min26seg82, deixando a China na segunda colocação e o Canadá em terceiro. 

Os resultados completos podem ser conferidos aqui. A segunda etapa da Copa do Mundo de patinação de velocidade acontece em Salt Lake City, nos Estados Unidos, entre os dias 20 e 22 de novembro. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.