Brasileirão de Curling começa nesta quarta, em Vancouver

Cartaz do Brasileiro de Curling (Divulgação/CBDG)

A caminhada do Brasil rumo à classificação olímpica inédita no Curling começa nesta quarta-feira, dia 25, em Vancouver, no Canadá. A cidade reúne dez atletas brasileiros para o primeiro Campeonato Nacional da modalidade, que termina no domingo. O campeão será o representante do país no Mundial da categoria, em 2016. 

No total, cinco duplas foram confirmadas para a disputa no Vancouver Curling Club, arena que abrigou as partidas do esporte nos Jogos Olímpicos de Inverno em 2010. O regulamento é bem simples: na primeira, os times jogam entre si em turno único. O primeiro colocado enfrenta o segundo e, quem vencer, avança para a final. O perdedor pega o terceiro na classificação inicial para definir o segundo finalista. 

(Atualização: como o campeonato contou com cinco duplas ao invés de seis, o regulamento foi alterado. O campeão da primeira fase vai direto para a final. Já o segundo e terceiro disputam a segunda vaga. A decisão é em jogo único, a não ser que o primeiro colocado tenha perdido para o rival na primeira fase. Aí será em duas partidas). 

A dupla que conquistar o título desta primeira edição será a representante do Brasil no Mundial de Duplas Mistas em 2016, na Suécia. O torneio, aliás, já contará pontos para o ranking pré-olímpico da Federação Mundial de Curling. Como se sabe, esta categoria entrou no programa dos Jogos Olímpicos de 2018 e os países classificados serão aqueles que somarem mais pontos nos torneios em 2016 e 2017. 

Resumindo: o campeão terá a responsabilidade de somar os primeiros pontos do Brasil na busca por uma vaga olímpica em Pyeongchang-2018. "A dupla campeã entrará para um programa de alto rendimento da CBDG que visa preparar os principais times objetivando a participação nos mundiais de 2016 e 2017", comentou Matheus Figueiredo, superintendente da CBDG. 

O calendário de jogos ainda não foi divulgado e será definido após sorteio. Nesta terça-feira os brasileiros participam de treinos na pista de Vancouver. Abaixo, confira as duplas inscritas para o primeiro Campeonato Brasileiro de Curling: 

  • Marcelo Mello e Aline Gonçalves
  • Márcio Cerquinho e Anne Shibuya
  • Raphael Monticello e Isis Oliveira 
  • Márcio Rodrigues e Luciana Barrella 
  • Sérgio Vilela e Sarah Lipi

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.