Brasil prepara jovem atleta para a patinação de velocidade

João Victor da Silva (Reprodução/CBDG)

Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, a CBDG apresentou mais uma novidade para esta temporada de inverno. A entidade recrutou um jovem atleta para participar de provas e training camps na patinação de velocidade: João Victor da Silva, 14 anos. O adolescente mora em Seki, no Japão, com a família. 

Paulista de nascimento, ele foi para o país asiático ainda na sua infância ao acompanhar os pais. Lá, começou a levar mais a sério a patinação de velocidade. São cinco horas diárias de treinos. No verão, ele pratica a modalidade sobre rodas; no inverno, a no gelo. Não surpreende que em provas regionais japonesas ele consiga bons resultados e tenha se tornado uma aposta para o Brasil neste esporte. 

Até porque a CBDG passou a olhar com mais carinho para o recrutamento de jovens atletas, garantindo a sobrevivência e evolução dos esportes de gelo no país. Na temporada passada, Marley Linhares e Jessica Victória começaram no monobob, enquanto que neste ano Savannah Fracasso, Laura Nascimento e Robert Barbosa participaram das primeiras provas de skeleton - sem citar, é claro, o time juvenil de curling. 

"O projeto da CBDG está voltado para o investimento em atletas juniores tendo em vista que eles são o futuro do esporte. É importantíssimo a assessoria de jovens que queiram começar cedo a carreira no esporte, pois é preocupando-se com a nova geração e desenvolvendo o alo nível da equipe que conseguiremos resultados satisfatórios no futuro", comentou Matheus Figueiredo, superintendente técnico da entidade. 

Se tudo der certo, João Victor será o primeiro atleta brasileiro da história na patinação de velocidade. Antes, o Brasil chegou a contar com Felipe de Souza na Patinação de pista curta entre 2005 e 2010. O primeiro desafio do jovem atleta brasileiro será entre os dias 22 e 29 de novembro, em Minsk, Bielorrússia. Ele participará de um training camp realizado pelo país europeu. 

5 comentários:

  1. João Vitor, nós Patinadores aqui no Brasil, estamos esperando sua visita e gostaríamos muito que você viesse patinar conosco no verão! boa sorte ! Paulo Marques ( Pauleta )

    ResponderExcluir
  2. Isso ai cunhado... Esperamos vc por aqui! Sucesso

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.