Temporada dos esportes de neve começa no sábado

Marcel Hirscher desponta como favorito novamente (Divulgação/FIS)

A espera acabou para os fãs de esportes na neve. A cidade austríaca de Sölden recebe neste fim de semana as duas primeiras provas da temporada 2015-2016 da Copa do Mundo de Esqui Alpino. O evento tradicionalmente abre o calendário para as competições de inverno. O canal por assinatura Sportv deve transmitir as duas corridas. 

No sábado, dia 24, teremos a disputa do slalom gigante feminino, com a primeira descida às 9h30 no horário local (5h30 no horário brasileiro de verão) e a parte final a partir das 12h45 (8h45 no Brasil). No domingo, dia 25, acontece a prova masculina nos mesmos horários. 

Problema em 2014, por conta do inverno quente na Europa naquela ocasião, a neve não deverá ser um problema agora, em 2015. Dez dias antes da abertura da temporada, a comissão da prova na Áustria já havia confirmado a disputa tanto no masculino quanto no feminino. 

E o que a Copa do Mundo de Esqui Alpino reserva neste ano? Esta é a última temporada antes do pré-olímpico dos Jogos de 2018, na Coreia do Sul. Ou seja, é a última chance para os atletas testarem e experimentarem novos equipamentos e treinamentos - a partir de agosto de 2016, as competições já contarão pontos para a classificação. 

No caso específico do esqui alpino, a Copa do Mundo sofreu duas grandes baixas para este ano no feminino. A eslovena Tina Maze resolveu dar um tempo do circuito para descansar. Já a austríaca Anna Fenninger, atual bicampeã geral da competição, sofreu uma grave lesão no joelho nesta última quarta-feira e também está fora. 

Assim, há um espaço vago no reinado desta modalidade entre as mulheres. As norte-americanas Lindsey Vonn e Mikaela Shiffrin despontam como favoritas ao título, mas a austríaca Eva-Maria Brem, a suíça Lara Gut e a alemã Viktoria Rebensburg também despontam com boas condições. 

Entre os homens, a meta é tentar desbancar Marcel Hirscher. Um dos principais fenômenos do esporte mundial, o atleta é o atual tetracampeão da Copa do Mundo de esqui alpino e busca igualar o recorde do luxemburgo Marc Girardelli, único homem a conquistar cinco globos da FIS (o troféu dado ao campeão geral). 

No caso das provas técnicas (que envolve slalom e slalom gigante), Hirscher deve rivalizar com o norte-americano Ted Ligety, também especialista nestas categorias. Se incluirmos as provas rápidas (Super G e Downhill), o norueguês Kjetil Jansrud também deve brigar pela ponta do ranking. Correndo por fora, podemos destacar os noruegueses Aksel Lund Svindal e Henrik Kristoffersen, o francês Alexis Pinturault e o alemão Felix Neureuther. 

A temporada do esqui alpino é longa e cansativa, mas toda grande caminhada começa com um pequeno passo - e ele será dado a partir deste fim de semana, na Áustria. 

O Brasil Zero Grau fará uma cobertura second screen da abertura da temporada. Acompanhe o perfil no Twitter que faremos comentários das provas e estaremos à disposição para dúvidas e esclarecimentos! O nosso perfil é www.twitter.com/BrasilZeroGrauAgora é a hora e a vez dos esportes de inverno! 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.