Circuito de Rollerski vale pontos para ranking da FIS

Parque Damha recebe prova oficial de rollerski (Divulgação/CBDN)

Neste fim de semana o esqui cross-country brasileiro vai presenciar um momento único e histórico. Entre os dias 1º e 2 de novembro acontece a terceira etapa do Circuito Nacional de Rollerski, a primeira competição do hemisfério sul reconhecida pela Federação Internacional de Esqui (FIS). Dessa forma, os resultados obtidos valerão pontos para o ranking mundial da modalidade. 

Mais de 20 atletas, em seis diferentes categorias, competirão no Parque Eco-esportivo, CT da equipe brasileira de endurance há cinco temporadas. Serão duas provas: o sprint, no dia 1º, e uma prova de distance (5km para mulheres e 10km para homens) no dia seguinte. O delegado da prova será o alemão Georg Zipfel, uma das maiores autoridades deste esporte.

"Será uma data histórica! A CBDN se orgulha por mais este marco pioneiro e de poder dar aos nossos atletas a oportunidade de obter estes pontos para o ranking cross-country em solo brasileiro", comenta Stefano Arnhold, presidente da entidade.

Além dos pontos para o ranking internacional e da disputa do próprio Circuito de Rollerski, a prova pode aproximar os jovens Altair Firmino e Lucas Martins da vaga nos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, em fevereiro de 2016, na cidade norueguesa de Lillehammer. Eles buscam diminuir suas marcas para conquistarem a classificação.

"Traçamos planos ambiciosos a longo prazo e, nesse sentido, é ótimo contar com o apoio de parceiros especiais como o Damha, que sedia este evento e oferece um espaço perfeito para treinarmos e competirmos. Uma prova oficial em território brasileiro, valendo pontos para o ranking mundial, pode fazer toda a diferença lá na frente por uma vaga nos Jogos da Juventude", admite Caio Siqueira, gestor das equipes de cross-country e biatlo da CBDN.

Os atletas desembarcam em São Carlos nesta sexta-feira, dia 30, e realizam o treinamento no sábado, dia 31. No domingo e segunda-feira acontecem as provas oficiais. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.