Bulgária vence primeira seletiva olímpica do hóquei

Bulgária (de branco) vence e avança na classificatória (Divulgação/IIHF)

A torcida ainda faz as contas para os Jogos Olímpicos de Verão, no Rio de Janeiro em 2016, mas as Olimpíadas de Inverno de 2018 já começaram neste mês - pelo menos para o hóquei no gelo. Isso porque Sofia, capital da Bulgária, abrigou no dia 10 de outubro a primeira classificatória do esporte para a competição que acontecerá daqui dois anos e meio. 

A seleção búlgara enfrentou a Geórgia na partida que definia uma vaga para a rodada 1 da qualificatória dos Jogos Olímpicos de Pyeongchang. Este evento, por sua vez, reúne oito equipes, divididos em dois grupos sediados na Estônia e na Espanha. Os campeões da cada chave avançam para a rodada 2 e, posteriormente, para a rodada final. Só aí conheceremos os três representantes classificados - nove times já garantiram a vaga por conta do ranking elaborado após o Mundial de Hóquei no Gelo, no primeiro semestre. 

Com o apoio da torcida, a Bulgária não deu chances para o rival e massacrou por 9 a 1, com apertados 2 a 1 no primeiro período, 3 a 0 no segundo e 4 a 0 no último tempo para fechar o placar e garantir a classificação. Martin Boyadjiev foi o grande nome da equipe da casa, com oito pontos conquistados no jogo (2+6). 

"Os dois gols nos dois primeiros minutos do segundo período trouxeram tranquilidade para a equipe e tudo se ajeitou em seus devidos lugares", comentou Kiril Hodulov, técnico da Búlgaria. 

Para a Geórgia, fica o consolo de que o time, acredite, está em franca ascensão. Um ano e meio atrás, por exemplo, as duas seleções se enfrentaram em Sofia e os búlgaros venceram por incríveis 19 a 1. Ou seja, já conseguiram, pelo menos, equilibrar um pouco mais a disputa. "Eu assumi a Geórgia no último mês e não tivemos tempo para treinar. Mas há bons jovens jogadores no país e com o projeto de três novas arenas nós podemos melhorar", comentou o treinador Dmitri Afanasyev.

Agora, a Bulgária está no Grupo K da Rodada 1 da Classificatória Olímpica do hóquei no gelo, ao lado da Estônia, dona da casa, México e Israel. O Grupo L acontece na Espanha e, além do país-sede, conta com Sérvia, Islândia e China. As partidas acontecem entre os dias 5 e 8 de novembro de 2015. Os vencedores de cada chave seguem na caminhada rumo aos Jogos de Pyeongchang-2018. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.